O atual momento econômico tem promovido um aumento no número de pessoas arriscando empreender. O universo de startups, que ficava restrito a um nicho de pessoas mais jovens – como programadores de mobile e de aplicativos – tem se mostrado atrativo para quem não tem medo de arriscar. Para especialistas, há uma tendência de crescimento de empresas com este perfil em todo o país.
Entenda por que as startups estão em alta:
1. Soluções rápidas
A agilidade das startups tem despertado o interesse de empresas que precisam de soluções rápidas. “De algum tempo para cá, há grandes players querendo pescar nesse aquário de inovações, que é o universo das startups”, destaca Mario Calzavara, consultor responsável pela Incubadora do Senai Centro Internacional de Inovação.
2. Possibilidade de crescimento
A Já Entendi, startup criada em 2012, oferece capacitação para trabalhadores de empresas. Incubada pelo Senai, recebeu capacitação pela Endeavour em São Paulo, e foi acelerada no Vale do Silício, na Califórnia, onde recebeu mentoria de empresas como Google e Facebook. A empresa já recebeu 13 prêmios, capacitou mais de um milhão de pessoas e hoje está instalada em uma área de 600 metros quadrados.
A Já Entendi se enquadra em um tipo de startup com características bem específicas e que mais tem despertado a atenção de investidores. São as conhecidas scale-ups, empresas de alto impacto, com capacidade para crescer ao menos 20% ao ano de forma contínua e sustentável. Este tipo de startup - que representa apenas 1% das empresas no Brasil - é responsável por aproximadamente 60% dos novos empregos gerados no país
3. Independência e colaboração
O que os jovens procuram no mercado de trabalho é encontrado em muitas startups, segundo a empresária Gladys Mariotto, idealizadora da Já Entendi. “Estamos satisfeitos porque conseguimos crescer, mas mantivemos nossas características iniciais, de espírito colaborativo. Aqui, todos têm responsabilidades compartilhadas e fazem de tudo. Cada um senta onde quer e faz o horário de trabalho que considera melhor”, conta.
>>> Confira a matéria da Indústria em Revista na íntegra aqui.
>>> Saiba mais sobre serviços para empresas e soluções em inovação.
Conteúdos Relacionados
Tem ideia, mas falta dinheiro? Conheça formas de financiar seu futuro negócio |
|
A economia compartilhada como fator de competitividade para a indústria do futuro |
|