Na última semana, foram escolhidos os projetos que seguirão para a etapa nacional do prêmio Inova Senai Sesi. A premiação é uma oportunidade para que alunos e professores de cursos técnicos de unidades Senai e dos Colégios Sesi se unam para pensar em uma ideia inovadora em categorias como inclusão, tecnologia industrial e tecnologia educacional, aplicando conceitos de sala de aula e trabalhando o empreendedorismo inovador.
Além de encontrar uma solução para um problema, eles precisam entender como funcionaria na prática. Por isso, devem criar protótipos que demonstrem esses conceitos. Confira abaixo as ideias de alunos do Senai que ficaram no top 3:
Aulas e Relatos - Compartilhando os Saberes: Ouro em Tecnologias Educacionais Senai
Equipe: Gerson Martins Esteves, administrador e professor, e Maria Letícia Barbosa, estudante do Curso Técnico em Logística. Ambos são do Senai em Santo Antônio da Platina.
O objetivo é inserir na rotina das aulas uma atividade diferenciada, na qual a participação dos estudantes seja fundamental. Eles passam a planejar, elaborar e apresentar o relato da aula anterior para os demais alunos e disponibilizá-lo em um portal da internet. A apresentações contribuem para a fixação das ideias e esclarecimentos de possíveis dúvidas, além de ampliar a oportunidade de reflexão do professor em relação ao andamento da sala.
Dispositivo Luminoso para Deficientes Auditivos e Sinalizador de Emergência: Ouro em Tecnologias inclusivas Senai
O projeto consiste em um dispositivo sinalizador que informará a pessoa com deficiência auditiva sobre situações de emergência. Nenhum produto do segmento, que já esteja disponível no mercado, possui referência a inclusão de pessoas com necessidade especiais. Outro benefício é que ele opera plug and play, ou seja, basta conectar para usar – o que o torna ideal para instituições sem infraestrutura para receber um sistema complexo de identificação de fumaça.
Equipe: Celso Wolski, professor; Rodrigo Biernaski, Jean Henrique Marcondes Carneiro e Mateus Mello Vaz da Silva, alunos egressos do Curso Técnico em Eletrotécnica; e Alyne Ferreira Brito, aluna egressa Curso Técnico em Segurança do trabalho. Todos são do Senai em Campo Largo.
Ciclone Hidráulico para Limpeza de Reservatório de Água: Ouro em Tecnologias Industriais
Equipe: Marcelo Monteiro Da Correggio, engenheiro e professor, e Felipe Simon, estudante do Curso Técnico em Automação, do Senai em Francisco Beltrão.
A ideia do projeto é instalar uma válvula esférica na caixa de água, com o objetivo de deixar o reservatório limpo por mais tempo. Com a abertura da peça, a parcela de água do fundo do reservatório é sugada pelo tubo mantendo o reservatório com a água limpa. A solução traz economia e evita acidentes de trabalho de funcionários da limpeza, entre outros benefícios.
>>> Confira a lista completa de vencedores
Conteúdos Relacionados
Senai é apontado pela ONU como uma das principais instituições educacionais do hemisfério Sul |
|