Após um ano e meio de pesquisas, a doutoranda Karina Curcio e o mestrando Tiago Navarro, atual coordenador dos cursos de desenvolvimento de softwares e hardware do Senai no Paraná, da unidade Pinhais, tiveram o resultado de seus trabalhos de pesquisa publicado no Journal of System and Software da Elsevier, uma das maiores editoras científica do mundo. O estudo foi baseado na análise inicial e mapeamento de 2171 artigos científicos.
O diferencial do trabalho desenvolvido foi de apresentar como resultado a identificação de cinco áreas ainda carentes de pesquisa e que podem ser mais exploradas tanto pela academia quanto pela indústria, assim como a identificação de dificuldades relacionadas aos ambientes, pessoas e recursos quando da utilização da engenharia de requisitos ágil. Como o tema da pesquisa ainda é pouco entendido, o resultado da pesquisa se torna uma contribuição importante. Pesquisadores de outras partes do mundo já entraram em contato com eles para aprofundar os temas. Para ler o artigo na integra, clique aqui.
Como funcionou a pesquisa
A pesquisa, orientada pelas professoras Andreia Malucelli e Sheila Reinehr, do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software - Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), teve como objetivo principal o mapeamento sistemático de estudos relacionados à engenharia de requisitos no desenvolvimento ágil de software, com intuito de identificar subáreas de pesquisa ainda pouco exploradas, assim como identificar os principais obstáculos que os analistas podem enfrentar na utilização da engenharia de requisitos em ambientes ágeis.
Conteúdos Relacionados