40% das mortes e 47% dos ferimentos no local de trabalho estão relacionados com o abuso de bebidas alcoólicas, segundo a pesquisa “O alcoolismo na perspectiva da saúde pública”, da UFRJ. O alto número alerta sobre a importância de o poder público e privado unirem esforços para prevenir o uso abusivo de álcool e outras drogas. O mês de junho é dedicado ao assunto em todo o estado do Paraná. O Sistema Fiep, acreditando que informações são essenciais para melhor orientar qualquer ação, disponibiliza a plataforma Cuide-se + Prevenção ao uso de Álcool e Outras Drogas (relatoriosdinamicos.com.br/cuidesemais). “Nossa plataforma apresenta os indicadores em três dimensões: ambiente escolar, ambiente social e ambiente do trabalho, contemplando o estado do Paraná e seus municípios e, algumas capitais, quando disponíveis””, explica Diva Irene da Paz Vieira, consultora do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade.
As organizações, indústrias, empresas e escolas interessadas a Plataforma gratuitamente: (relatoriosdinamicos.com.br/cuidesemais) “A Plataforma contribui para orientar tomadas de decisões de programas, projetos e ações, aumentando as possibilidades de provocar as transformações desejadas na sociedade”, aponta Diva.
Junho Paraná Sem Drogas nos cinemas
O governo do Paraná lançou a campanha Junho Paraná Sem Drogas, com ações de conscientização e prevenção ao uso de entorpecentes durante todo o mês. Além disso, em virtude da Lei 19.068/17, as salas de cinemas no estado do Paraná, deverão exibir vídeos com informações sobre os malefícios do uso de drogas ilícitas e prejuízos relativos ao abuso de drogas lícitas. Os informes selecionados para esta ação no cinemas, são as produções vencedores do Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas 2018. Entre elas, está o trabalho dos estudantes do Colégio Sesi Afonso Pena, 1º lugar na categoria Escola Privada.
A proposta é promover ações para esclarecer a população sobre os riscos do uso e abuso de álcool e outras drogas, e incentivar a busca de orientação, esclarecimento e tratamentos disponíveis na rede pública de saúde.
SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.