Propor soluções inovadoras aliadas à inclusão social e ao meio ambiente. Essa é a proposta dos projetos apresentados por estudantes do Colégio Sesi, cursos Senai e Faculdades da Indústria, do Sistema Fiep, para uma banca avaliadora durante o DemoDay, realizado na unidade Celso Charuri, em Curitiba. “Ficamos felizes com a qualidade de todos os projetos apresentados, pois estavam em nível muito avançado. Após todo o processo educacional de mentorias, avaliações e melhorias, é muito bom saber que as ideias de sala de aula agora se transformaram em projetos que já podem ser implementados, tornando-se efetivamente uma empresa”, destacou Vanessa Frason, gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep.
Os projetos fazem parte do programa Impulsiona JA Startup, realizado em parceria com a Junior Achievement Paraná, que tem o objetivo de desenvolver o empreendedorismo inovador. Ao todo, foram recebidas 65 inscrições de projetos e cinco foram selecionados para serem incubados pelo Sistema Fiep.
O evento foi aberto pela consultora da Fiep, Claudia Rocha, com palestra sobre Fomento Para a Inovação. Ela falou sobre os novos caminhos do negócio, transformação de ideias, inovação, a capacitação continuada para o mercado, bem como a importância do desenvolvimento de um plano de negócio e de networking.
O biodigestor doméstico é projetado para produzir gás por meio do processo de compostagem de restos de alimentos limpos e livres de temperos.
Reutiliza fibras de polipropileno (material encontrado em para-choques de carros) e/ou vidro moído, substituindo o uso da brita na produção de concreto, anulando a necessidade da areia e diminuindo a quantidade de água usada.
Filme nanoestruturado de metil celulose associado a uma substância anticongelante, o Propilenoglicol, que reduz os danos causados pelas geadas nas hortaliças.
Pulseira que detecta os riscos e alerta sobre o uso dos equipamentos de segurança individual (EPI) do ambiente de trabalho.
Uma lâmpada acoplada a um sensor de presença que responde a um sinal de frequência que vem de um pulsador próximo ao portão. Então, quando uma pessoa aperta o botão do pulsador, a lâmpada do cômodo pisca algumas vezes para que ela saiba que tem alguém o chamando no portão de casa.