Que as novas tecnologias vêm transformando o mercado de trabalho, todo mundo sabe. Mesmo profissões consideradas tradicionais, como os mecânicos, precisam buscar a qualificação profissional, já que o setor automotivo é uma das áreas mais impactadas com a chegada da Indústria 4.0. Atividades que antes eram realizadas de forma manual pelos profissionais do setor, agora passam a ser executadas por equipamentos automatizados de última geração. Dentro das mecânicas, também há impacto. Carros, por exemplo, com novas fontes de energia e painéis conectados à internet, exigem uma manutenção diferenciada.
Com a proposta de atender a essa demanda de inovação, o Senai no Paraná oferece cursos técnicos semipresenciais voltados para o mercado automotivo. “O desenvolvimento inovações e grandes ideias acontecem todos os dias. E é pensando nesse processo que o Senai oferta cursos que possibilitam ao profissional ter a oportunidade de ingressar no mundo do trabalho”, destaca Vanessa Frason, gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep.
Entre os cursos ofertados no Paraná com foco no setor automotivo estão capacitações de eletromecânica, manutenção automotiva e mecânica. Os técnicos semipresenciais têm duração de até dois anos, sendo 80% on-line e 20% presenciais. “No Senai, buscamos identificar as reais necessidades do mercado para desenvolver cursos que formem profissionais habilitados para atuar na indústria”, conclui.
As aulas dos cursos semipresenciais estão previstas para começar a partir do dia 4 de abril. As matrículas podem ser feitas pelo telefone 0800 648 0088 ou pelo WhatsApp 041 98725-4376. Mais informações podem ser encontradas no site www.cursocertosenai.com.br.
SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.