A partir da revolução industrial e com o crescimento das cidades e o aumento do consumo, a produção de resíduos se
elevou consideravelmente, trazendo como consequência um alto número de lixões instalados em áreas úmidas urbanas e sem nenhum
tipo de tratamento.
Esses ambientes estão sendo substituídos por aterros sanitários que podem ser reaproveitados de muitas formas como parques ecológicos, pistas de skate e áreas de lazer. O tratamento e reutilização do lixo geram muitos recursos e boas oportunidades de negócio.
Um dos resíduos encontrados no lixo é o chorume: líquido escuro formado a partir da decomposição de matérias orgânicas. O tratamento desse líquido é feito quimicamente, o que o torna de custo muito elevado para as indústrias. A busca por uma maneira econômica e eficiente para filtrar o volume desses tipos de resíduos é um desafio para a sociedade.
Alunos inovadores de cursos técnicos do Senai no Paraná criaram um método barato e original para esse problema:
o Biofitch, filtro biológico para o tratamento de chorume.
Conheça o projeto Biofitch
Os estudantes receberam o desafio de pensar em um projeto voltado para a sustentabilidade e meio ambiente. Cecília
Shizuka (técnico em Biotecnologia) e José Mojica de Matos (técnico em Segurança do Trabalho) resolveram tratar o problema
do lixo da cidade de Londrina, foram ao aterro sanitário e lá descobriram que o maior desafio da indústria era o chorume.
Por isso, criaram a uma inovação que usa materiais que seriam descartados para tratar o líquido proveniente do lixo.
Os alunos definiram os seguintes materiais para trabalhar: recipiente de acrílico, mangueira de silicone, areia, brita, poda de árvore, fibra de coco e o chorume. Eles queriam um filtro sem o adicional de produtos químicos. ?Pesquisamos, em todas as áreas do aterro sanitário, o que eles tinham de disponível para fornecer para a gente trabalhar?, explica Cecília Shizuka, uma das alunas envolvidas no projeto.
Segundo os estudantes, cada item tem a sua importância no processo. A areia segura os materiais maiores, a fibra de coco é retentora de metal pesado, a nanoargila e a poda de árvore controlam a vazão do líquido, e como produto final, há uma água com menor quantidade de poluentes.
Vantagens para a Indústria
De acordo com estudos, 30% do custo de um aterro sanitário está ligado ao tratamento do chorume e a maioria das tecnologias
são importadas, vindo para o Brasil com um custo muito elevado. O Biofitch sendo uma tecnologia nacional e estruturado no
reaproveitamento de matérias-primas, torna o tratamento mais acessível.
De que forma
o curso técnico colaborou
As competências do curso de técnico em Segurança do Trabalho foram essenciais para os cuidados com toda a equipe, não só dentro do laboratório como em campo, mas também na busca pela matéria-prima. Já o curso de biotecnologia, auxiliou no preparo do filtro e também no estudo da composição das camadas e das possibilidades de utilização dos materiais que compunham o filtro.
O mercado de trabalho demanda profissionais que atendam às necessidades da indústria de maneira sustentável. O Senai no
Paraná fornece essa visão aos alunos, porque entende que o processo produtivo pode ser realizado de forma mais limpa e econômica.