Um curso técnico pode aumentar a renda do trabalhador em até 18%, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Senai Nacional. No entanto, muitas pessoas não conseguem se dedicar aos estudos devido à falta de tempo no dia a dia ou ainda por não terem acesso a cursos de qualidade. Para auxiliar estes trabalhadores e, por consequência, empregadores que precisam qualificar seus colaboradores, o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, oferta o programa Senai Onde Você Está, que leva educação profissional de qualidade para aonde for necessário por meio das unidades móveis.
Verdadeiras salas de aula itinerantes, as unidades móveis são carretas totalmente equipadas, customizadas com mobiliário e equipamentos apropriados a cada curso e podem ser instaladas em qualquer indústria, independentemente do seu porte ou segmento. ?Realizamos atendimento em todo o Paraná, sem a necessidade de construir uma unidade fixa do Senai. Dessa forma, atingimos um número maior de pessoas e oferecemos a elas a possibilidade de fazer uma capacitação profissional de qualidade, com mobilidade e flexibilidade para a indústria e os trabalhadores crescerem?, explica Waldemir Amaro, gerente de Ações Móveis do Sistema Fiep.
São mais de cem opções de cursos nas áreas de Automação, Automotiva, Celulose e Papel, Confecção, Informática, Instalações Elétricas, Manutenção Mecânica, Manutenção de Motocicletas, Panificação e Confeitaria, Refrigeração, Soldagem e Usinagem. A carga horária dos cursos varia de 40 a 160 horas e as aulas acontecem, geralmente, no período da manhã e da tarde. Os interessados em contratar o serviço ou receber mais informações podem acessar o site www.senaipr.com.br/acoesmoveis
Senai onde você está
Nos últimos dois anos o Senai no Paraná aumentou o número de Unidades Móveis, passando de 10 para 34. Apenas nesse período, mais de cem municípios e cerca de sete mil alunos foram atendidos. De acordo com Amaro, a previsão para 2019 é de que 15 mil trabalhadores sejam capacitados pelas Unidades Móveis do Senai. ?Esperamos aumentar o número de pessoas atendidas e continuar levando uma educação de qualidade para todo o Paraná. Em 2020, pretendemos disponibilizar até 50 unidades?, ressalta.
Em Prudentópolis, localizada na região centro-sul do Paraná, mais de 150 pessoas foram qualificadas nas Unidades Móveis do Senai. A Prefeitura da cidade contratou diversos cursos, nas áreas de confecção, panificação, mecânica automotiva leve, instalações elétricas, automação e refrigeração. ?A carga horária desses cursos foi entre 120 e 240 horas. Nosso objetivo foi ampliar as oportunidades dos cidadãos, por meio da qualificação profissional, que é um diferencial decisivo no mercado de trabalho?, explica João Bini, secretário da Indústria e Comércio de Prudentópolis.
Além de atender prefeituras, entidades de classe e cooperativas, também é possível que indústrias e empresas de qualquer porte ou segmento contratem as Unidades Móveis. É o caso das empresas Braslumber e Braspine, que ficam em Telêmaco Borba e Jaguariaíva. Em novembro deste ano, os colaboradores fizeram o curso de Pneumática e Hidráulica, que teve duração de 40 horas. ?Valeu muito a pena ter contratado o serviço e pretendemos fazer isso novamente. O mais interessante é que a unidade móvel tem o espaço de treinamento e, dessa forma, é possível unir teoria e prática. É atrativo e os nossos colaboradores gostaram bastante?, afirma Luciane Martins de Souza, coordenadora de treinamento da Braslumber e Braspine.
Conheça as unidades móveis disponíveis
Unidade Móvel de Automação Industrial
Unidade Móvel de Automotiva
Unidade Móvel de Celulose e Papel
Unidade Móvel de Confecção
Unidade Móvel de Espaço Confinado e Trabalho em Altura
Unidade Móvel de Informática
Unidade Móvel de Instalações Elétrica
Unidade Móvel de Manutenção Mecânica
Unidade Móvel de Manutenção de Motocicletas
Unidade Móvel de Panificação
Unidade Móvel de Refrigeração
Unidade Móvel de Soldagem
Unidade Móvel de Usinagem CNC
Mais informações acesse senaipr.com.br/acoesmoveis