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Gestão da Inovação24/11/2016

Como usar a pesquisa de mercado para reinventar sua empresa

Veja como uma empresa de skateboard, uma cervejaria e um empreendimento de produtos automotivos utilizaram essa ferramenta de inovação

Para entender qualquer assunto a fundo, é preciso se informar. E é para isso que empresas realizam pesquisas de mercado. Elas são uma ferramenta para confirmar hipóteses sobre um novo produto ou serviço e, com isso, formatar um modelo de negócios que se diferencie da concorrência.

A pesquisa é parte do processo de gestão da inovação, que vai da criatividade à execução, na qual os recursos humanos, financeiros e de infraestrutura são aplicados seguindo um planejamento estruturado, com base em feedback dos clientes e observação contínua.

“A pesquisa de mercado e o processo de validação de modelos de negócio ajudam a empresa a entender quanto o mercado aceita pagar pela novidade, quais benefícios e características são prioritárias para o cliente e de que forma a empresa pode potencializar as vendas, executando um plano de comunicação alinhado com seu público-alvo”, explica André Turetta, consultor técnico de negócios do Senai no Paraná.

Conheça cases do Senai – duas empresas de segmentos variados que usaram a pesquisa de mercado para se reinventar:

Problema 1: Uma indústria de skateboards paranaense buscava reinventar seu processo de vendas e, para isso, precisava superar dois desafios iniciais: verificar se o mercado receberia bem a ideia e convencer a equipe técnica de que era seguro investir no projeto.

Solução: “O Senai apoiou o time da empresa no desenho do projeto e levou o conceito para ser validado pelo mercado. Com protótipos do novo serviço comercial, a empresa conseguiu se organizar para mudar sua estratégia de mercado e vender mais por meio de novos canais, antes não explorados”, comenta Turetta. Além de incrementar os canais de venda, a empresa agora também oferece acessórios complementares aos shapes e skates.

Problema 2: Uma startup que fabrica e fornece leveduras especiais de cerveja para microcervejarias artesanais e cervejeiros caseiros queria traçar as preferências e prioridades de seus clientes, testando a oferta de novos serviços.

Solução: Para ajudar, o Senai visitou várias fábricas de cerveja e conversou com diversos cervejeiros caseiros, gerando o perfil dos dois segmentos de mercado. “Isto possibilitou a definição de novas estratégias de mercado e definição de mudanças no modelo de negócio da empresa”, complementa o consultor.

Quer aplicar na sua empresa?

O Senai no Paraná, atento às necessidades da indústria do estado oferta serviços de consultoria de maneira integrada à pesquisa aplicada e assessorias técnicas. Um dos serviços é a pesquisa de mercado e a validação de modelo de negócios inovadores. Saiba mais sobre serviços para empresas e soluções em inovação.

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