A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. O evento tem o objetivo de promover habilidades técnicas, práticas e inovadoras em jovens de até 21 anos. A etapa estadual vai reunir aproximadamente 40 alunos do Senai no Paraná e acontece entre os dias 11 e 15, em várias unidades do estado. Dentre as diversas modalidades estão: Mecatrônica, Tecnologia Automotiva, Tornearia CNC, Movelaria e Tecnologia da Moda. As competições ocorrerão nas unidades CIC, Londrina, São José dos Pinhais, Maringá e Ponta Grossa.
Para Marcos Pires, delegado técnico da equipe paranaense, “o aluno competidor, ao participar da World Skills, dispõe de formação de excelência para o mercado de trabalho, despertando o interesse para o aperfeiçoamento e motivação para o estudo”.
Pires complementa que “será uma oportunidade única de representar o Brasil no próximo
mundial, que ocorrerá em Kazan, na Rússia, em 2019”. O histórico do Brasil na competição
é muito otimista. Em 2015, o time brasileiro ficou em primeiro lugar na etapa internacional, na frente de outros 62
países, com 27 medalhas – 11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze – e mais 18 certificados de excelência.
De acordo com o professor da unidade CIC Leonardo Vieira dos Santos, a expectativa é de que para esse ano todos os índices necessários sejam alcançados para a disputa nacional de 2018. “A etapa nacional é uma fase em que todos os estados brasileiros se reúnem para decidir quem irá representar o Brasil no próximo mundial”, explica.
Entre os competidores, está Andressa Laskoski formada em Aprendizagem de Mecânica Geral. Ela acredita que a competição abre portas para novas oportunidades e incentiva alunos a focarem nos desafios e simulações de situações reais do dia a dia. Já Wesley Maichak, aluno do terceiro período de Mecatrônica, comenta que em relação à pressão, ele também desenvolve uma inteligência emocional, pois deve efetuar um trabalho de excelente qualidade e também correr contra o tempo.
O professor Leonardo Vieira explica que a orientação dada aos alunos é para focarem nas tarefas e esquecerem os concorrentes. “O importante é a prova dele e não as dos demais competidores”, finaliza. Desde 1983, o Senai representa o Brasil nessa competição. Pelos resultados e medalhas, é considerada atualmente a melhor instituição de ensino profissionalizante do mundo.