
Fazer intervenções certeiras, que obtenham resultados rápidos para crescer é o desejo de toda indústria, seja em momentos de crise ou não.
A boa notícia é que o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, oferta a consultoria de lean manufacturing, metodologia de gestão de processos que visa reduzir desperdícios afim de aumentar a produtividade em um curto espaço de tempo, para as indústrias do estado.
Somente entre 2016 e 2017, o Senai aplicou a consultoria em 65 indústrias do setor de alimentos no estado. Em média, essas micro, pequenas e médias indústrias aumentaram sua produtividade em 20%. Para as 40 indústrias dos ramos de madeira e mobiliário, que também tiveram esse modelo de gestão implementado, o aumento médio foi de 36,5%.
Como funciona na prática?
Após um diagnóstico inicial em determinada linha de produção, mudanças de layout e escopo são realizadas para sanar qualquer tipo de desperdício. São mudanças simples, porém efetivas, que ao serem implementadas, tornam a indústria mais competitiva.
Conheça alguns cases da consultoria aplicada pelo Senai:

Nutry Sabor
Com 40 funcionários, há 15 anos, a Nutry Sabor fabrica salgados assados para lanchonetes, cafés, bares, lojas de conveniência, cantinas e hotéis. De dezembro de 2016 a janeiro de 2017, a consultoria foi aplicada na linha de pão de batata de frango com requeijão e a principal mudança foi na adequação do layout produtivo. Com isso, a produtividade da linha do pão de batata aumentou em 50%. Saiba mais sobre esse case e leia depoimentos de outras empresas do ramo de alimentos que obtiveram resultados positivos: Sabor & Sabor e Oyshi.
Demóbile
Indústria de móveis com sede em Arapongas e foco em dormitórios, a Demóbile também obteve ótimos resultados com a consultoria que foi aplicada de março a junho de 2017. O desbalanceamento entre as etapas de montagem e embalagem contribuía para vários desperdícios dentro do processo (superprodução, retrabalho e transporte). Após os ajustes, o aumento foi de 26% na produtividade da linha e redução de 60% na regulagem das furadeiras. Saiba mais sobre esse case e leia depoimentos de outras empresas do ramo de madeira e mobiliário que obtiveram resultados positivos: Dobuê e Opt.
Como aplicar
Após um diagnóstico inicial, a equipe de técnicos do Senai faz o dimensionamento de horas que serão necessárias (de 100 a 300) para a implementação do modelo de gestão. Saiba mais sobre as consultorias do Senai ou entre em contato para começar a aumentar a produtividade da sua empresa.