Aconteceu entre os dias 16 e 18 de agosto em Londrina o I Startup Challenge, uma iniciativa do Polo da Saúde em parceria com o Hospital do Câncer de Londrina (HCL). A atividade, que contou com a participação de aproximadamente 30 estudantes, teve como objetivo encontrar soluções para problemas reais da área da saúde, focados na realidade da área hospitalar. 

Os desafios foram levantados pelas equipes internas do HCL e também por pacientes, que identificaram pontos em que soluções inovadoras podem contribuir e melhorar o dia a dia. O evento fomentou a pesquisa e experiências em inovação, por meio de experimentos e projetos, além de estimular o aprendizado do conhecimento relacionado à inovação. 

Os participantes tiveram os seguintes desafios: trazer humanização e qualidade no atendimento; desenvolver novos equipamentos e dispositivos; encontrar soluções em desospitalização e uso da telemedicina e aprimorar fluxos internos, de comunicação e logística. "É válido ressaltar que foi uma experiência fascinante para os alunos e também uma excelente oportunidade de aprendizado e network com diversos profissionais", conta Elvis Carvalho, professor e coordenador de Administração . Os alunos contaram com apoio do docente e coordenador Anderson Ávila, de Tecnologia da Informação no dia 17, e de Elvis Carvalho no dia 18.