De 1998 a 2020 a história de Diego Machado mudou completamente. Em 1998 ele começou sua trajetória no Senai, iniciou o trabalho na Bosch de Curitiba e deu seu primeiro grande passo na carreira. Desde então, cresceu como profissional, conquistou novas oportunidades e fez diversos cursos no Senai. Atualmente, ele é gerente industrial da unidade da CIC da FRM Rolamentos e está no último semestre da graduação em Fabricação Mecânica das Faculdades da Indústria.

 

Senai em 2019, com professor Cheng Te Hung

Confira o depoimento de Diego Machado na íntegra:

“Não é exagero dizer que não consigo imaginar outra profissão para minha vida, de fato isso é verdade, sou diferente de algumas pessoas que já imaginaram como seria a sua vida se tivesse escolhido outra carreira. Nunca me imaginei médico ou advogado por exemplo, ainda menino um dia ouvi o título de “diretor industrial” e achei aquilo muito interessante, sem mesmo saber o que era.

 Trabalho com metalmecânica, também conhecida como mecânica industrial, conheci essa profissão com quatorze anos de idade, em 1998 por meio de um curso de aprendizagem realizado no Senai – CIC. Tive o privilégio de ser selecionado para participar de um programa de aprendizagem em parceria entre Senai – CIC e uma empresa multinacional alemã (Robert Bosch). 

Dentro desse programa o jovem permanecia meio período no Senai e meio período na empresa, estudando temas técnicos, mas também noções de postura e comportamento no ambiente empresarial, além de práticas de gestão, liderança, ética profissional e civilidade.

Nesse período acabei me interessando bastante por uma das vertentes da metalmecânica e resolvi focar meus esforços no tema usinagem, não demorou muito para me interessar por usinagem comandada por computador, tecnologia a qual chamamos de CNC.

Com o término dos dois anos do curso, minha trajetória no Senai permaneceu. Fui instruído por um professor da época a fazer um curso de um ano na área de usinagem em ferramentaria, em 2002. Após a conclusão desse curso e já com dezoito anos de idade, muitas propostas profissionais começaram a surgir.

Tive a oportunidade de trabalhar com usinagem CNC e, desde então, passei por três empresas diferentes e sempre buscando crescer por meio da capacitação profissional, tanto que procurei o Senai por inúmeras vezes para a realização de outros treinamentos com períodos menores, fica difícil mencionar quantos foram, mas foram muitos.

Em 2005, após alguns anos diretamente no chão de fábrica e trabalhando com máquinas percebi que poderia evoluir um pouco meu conhecimento para o lado da gestão de pessoas e novamente o Senai estava pronto para me capacitar com cursos de gestão e liderança.

Já em 2007 comecei um novo desafio na empresa FRM – Fábrica de Rolamentos e Mancais LTDA. Com bastante bagagem pude colocar em prática algumas técnicas de usinagem e de gestão de pessoas, onde rapidamente os resultados começaram a aparecer. Iniciei minhas atividades como programador de CNC e em alguns anos, após alguns cargos de gestão, recebi em 2012 a oportunidade como gerente industrial na planta CIC, sendo responsável direto por um grupo com 10 líderes e 130 funcionários.

Continuo com objetivos de crescimento profissional, pude mudar minha vida e de minha família através da capacitação profissional proporcionada pelo Senai, viajei a outros países a trabalho sempre colocando em prática aquilo que aprendi.

Em 2017 escolhi mais uma vez o Senai com a intenção de consolidar minha carreira, dessa vez no curso de graduação em Fabricação Mecânica das Faculdades da Indústria, que me formo nesse semestre. 

A Pós-Graduação que me aguarde, ainda esse ano estarei matriculado. E aquele cargo de diretor industrial que mencionei no início do texto e que sonho desde os quatorze anos de idade? Estamos trabalhando nisso...” 

Diego C. M. Guilherme

China 2017

Senai em 1998