A área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) cresce a passos largos no país, influenciada principalmente pela pandemia de Covid-19. Um estudo feito pela IDC Brasil, empresa mundial que avalia o mercado de TIC, prevê um crescimento de 10% para o setor no ano. Além disso, segundo o IBGE, a atividade de informação e comunicação – que inclui serviços de Tecnologia da Informação no Produto Interno Bruto (PIB), cresceu 5,6% sobre o primeiro trimestre de 2021. A Brasscom, associação empresarial do setor, esclarece que em junho a atividade ficou 27,8% acima do patamar pré-pandemia, com reflexos positivos na geração de empregos.

Neste cenário, o Senai Nacional lança o Grand Prix (GP) Nacional de Inovação 2021, focado no desenvolvimento de soluções relacionadas às Tecnologias de Informação e Comunicação​. A iniciativa é uma competição de inovação aberta, na qual equipes multidisciplinares formadas por alunos, criam, desenvolvem e prototipam soluções inovadoras para desafios reais de indústrias. A corrida resulta na visualização da prática da inovação em tempo real, demonstrando que com uma combinação de métodos de inovação aberta e criatividade, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais multidisciplinares é possível obter respostas diferenciadas como soluções para os desafios lançados. Neste ano, o evento é on-line e acontece nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

“O evento incentiva a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, por meio da geração de ideias, do desenvolvimento de conceitos de negócios e da prototipação de propostas de projetos como soluções para os desafios das indústrias”, explica a Gerente Executiva de Educação do Sistema Fiep, Fabiane Franciscone.

Poderá participar da competição qualquer pessoa física, com ou maior de 16 anos, residente e domiciliada em território nacional, que esteja regularmente matriculada em qualquer instituição de ensino pública ou privada, Senai ou Sesi, em cursos de Ensino Médio ou em cursos técnicos de nível médio, de aprendizagem industrial, graduação tecnológica, bacharelado e graduandos em geral. No momento da inscrição, os estudantes deverão escolher em qual categoria querem concorrer: Educação, Tecnologia, Automatização e Indústria 4.0.

Os projetos podem ser submetidos até 18 de outubro de 2021 no site do Portal da Indústria. As três melhores equipes de cada uma das áreas temáticas receberão medalhas de reconhecimento pela inovação. Já os primeiros lugares de cada área ganharão moeda virtual para comprar produtos e cursos no banco de recompensas do Senai e os vencedores de cada temática receberão créditos equivalentes a R$ 5 mil para pré-acelerar o projeto em parceria com o Senai.

Para mais informações e programação completa do evento, acesse o Portal da Indústria.