Em maio deste ano o Observatório Nacional da Indústria divulgou o estudo “Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025" apontando que, até 2025, o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais. Segundo a publicação, a demanda por formação de nível técnico será superior à 120 mil pessoas.
Para esse cálculo, são levadas em consideração as estimativas das taxas de difusão das novas tecnologias nas empresas e as taxas das mudanças organizacionais nas cadeias produtiva, assim como uma análise da trajetória ocupacional dos trabalhadores no mercado formal. Um trabalho de inteligência de dados e prospectiva para subsidiar ações e políticas de emprego e educação profissional no país para os próximos anos.
Seja qual for o setor industrial com maior número de contratações, a área da Mecânica será sempre estratégica para a indústria. Dela dependem praticamente todas as outras áreas do setor produtivo e é por isso que não faltam oportunidades de emprego e bons salários para quem busca trabalhar com esse ramo de atuação.
Segundo o site vagas.com, o salário médio para o cargo de Técnico em Mecânica está na faixa dos R$ 3.100, podendo chegar à R$ 4.125 para os profissionais mais experientes.
Da produção ao planejamento de processos nas indústrias, é possível trabalhar em fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, indústria aeroespacial, automobilística, metalmecânica em geral, de alimentos e bebidas, termoelétricas e siderúrgicas.
Ou seja, o Técnico em Mecânica é um profissional coringa e versátil, que pode atuar tanto no desenvolvimento de novas tecnologias, seja na fabricação de máquinas ou na criação de novos produtos, quanto na elaboração de projetos de ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenções em máquinas e equipamentos mecânicos, sem deixar de lado às normas e os padrões de qualidade.
Para quem está interessado em começar o ano com uma nova perspectiva profissional, o Senai Paraná está com matrículas abertas para o Curso Técnico em Mecânica.
“Constantemente recebemos das empresas da região divulgações de oportunidades de trabalho para nossos alunos. Conforme temos observado nas empresas da região nos últimos anos, cada vez mais se tem utilizado novas tecnologias nos processos de fabricação, na manutenção e no desenvolvimento de projetos. Além disso, também se tem exigido melhor qualidade final nos produtos e maior eficiência nos processos produtivos. Esse movimento tem exigido profissionais mais qualificados, com conhecimentos técnicos mais aprofundados e o domínio de novas tecnologias, sendo imprescindível a formação técnica de nível médio, dentre elas a formação de Técnico em Mecânica”, explica Antonio Wolski, supervisor do Curso Técnico em Mecânica do Senai Paraná em Campo Largo.
Egressos do Senai atestam a alta empregabilidade de quem faz um Curso Técnico na instituição
Em termos de reconhecimento e empregabilidade, a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que em cada dez alunos formados pela instituição, sete estão empregados. Em 2020, uma pesquisa encomendada pelo Sistema Fiep à FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e executada pela Paraná Pesquisas revelou que 62% dos alunos matriculados no Senai Paraná consegue um emprego em até 6 meses. Além disso, têm 50% mais chances de trabalho com carteira assinada e as oportunidades de promoção também são maiores: 34%. Afinal, além de ser referência em formação profissional para a indústria, a instituição é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina.
Jonas Schelbauer, egresso do Curso Técnico em Mecânica do Senai em Rio Negro, conseguiu um emprego na área quatro meses após começar o curso. “Um dos requisitos da vaga era o curso técnico. Entrei como aprendiz de mecânica em uma empresa e, meses depois, ainda consegui emprego em outra empresa. Hoje atuo no planejamento e programação de manutenção”, conta. Segundo ele, a metodologia do Curso Técnico do Senai, que concilia teoria e prática, é essencial para aprender a profissão. “Os professores são muito bons, então a gente vai para o mercado de trabalho sabendo como atuar”, acrescenta.
“Por intermédio do Senai obtive conhecimentos e experiência fundamentais para minha formação profissional, tanto para a área de ferramentaria quanto para meu desenvolvimento em sistemas CAD. O Senai me proporcionou a oportunidade de participar de diversos campeonatos e olimpíadas do conhecimento com foco no setor industrial, trazendo experiência e me ajudando a conquistar reconhecimento na área em que atuo hoje”, conta Alan Michael Jitkoski, de 22 anos, formado em Técnico em Mecânica pelo Senai Campo Largo e atualmente projetista de moldes e ferramentas mecânicas na Artis Matriz, empresa paranaense especializada no projeto e confecção de moldes para injeção de termoplásticos e de ferramentas de estampo.
Outro egresso do Senai Paraná que também conquistou sucesso profissional após o curso é Wellington Oliveira da Silva, formado Técnico em Mecânica pela unidade Senai em Campo Largo. “Me formei em 2019 e hoje faço parte de uma empresa multinacional, sendo líder de produção. Todo conhecimento e técnica que o curso me proporcionou utilizei como base para essa conquista. Sou muito grato ao Senai. Esse curso ajudou a mudar a minha carreira”, conta o egresso que hoje trabalha em uma multinacional para montagem de chassis de caminhão na cidade de Campo Largo.
Entre o conteúdo programático do Curso Técnico em Mecânica estão o desenvolvimento de sistemas de automação mecânica, fundamentos da tecnologia mecânica, controladores lógicos programáveis, Indústria 4.0, metodologia e desenvolvimento de projetos, manutenção mecânica aplicada, otimização de processos de produção mecânica, projeto de inovação em mecânica e sustentabilidade nos processos industriais, entre outras atividades.
Além do Técnico em Mecânica, as unidades do Senai Paraná estado estão com inscrições abertas para muitos outros cursos, conforme Edital e oferta específica em cada unidade.
As aulas iniciam no dia 13 de fevereiro de 2023 e a matrícula pode ser feitas até essa data na secretaria da unidade Senai mais próxima.