Neste dia 21 de abril, Dia da Criatividade e Inovação, queremos falar um pouco mais sobre os nossos Fab Labs.
As unidades Senai CIC, em Curitiba, e Faculdades da Indústria de São José dos Pinhais contam com espaços de fabricação digital que fazem parte da rede mundial Fab Lab, criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Dedicados à cultura maker, educação, prototipagem e fabricação geral, os Fab Labs têm diversos equipamentos e recursos qualificados de manufatura digital para apoiar a pesquisa básica e o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços.
Segundo João Alexandre Caroleski Fogaça, colaborador do Sistema Fiep que atua no Fab Lab da Indústria, em São José dos Pinhais, a estrutura está alinhada ao plano de ensino dos cursos de graduação das Faculdades da Indústria, por exemplo. “Nada melhor do que os alunos terem acesso à tecnologia de ponta para dar vida aos projetos desenvolvidos em sala de aula”, afirma.
O Fab Lab não tem apenas as tecnologias emergentes para os processos de fabricação: também possui recursos variados, como na impressão 3D. “Temos a tecnologia de impressão FDM (Fused Deposition Modeling) e SLA (Stereolithography Apparatus). Cada processo tem sua melhor aplicabilidade, mas dificilmente outros laboratórios possuem tecnologias diferentes pra esse tipo de fabricação”, aponta João.
Para se ter uma ideia da utilização do espaço para a comunidade, o Fab Lab de São José dos Pinhais teve seu pico de atuação durante a pandemia. O Fab Lab colaborou no desenvolvimento de 17 mil máscaras faciais de proteção contra a Covid.
Com toda essa estrutura, os alunos do Senai e das Faculdades da Indústria podem desenvolver projetos acadêmicos, aprender a utilizar novas tecnologias, colaborar com profissionais experientes e estudantes de várias formações e, ainda, ter a oportunidade de aplicar conceitos da indústria.