As Carretas do Conhecimento vão viajar por 49 localidades paranaenses neste ano. A parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), Volkswagen do Brasil e Senai Paraná, terá 1.828 vagas gratuitas para cursos de qualificação.

Nesta segunda-feira, 24, prefeitos e representantes dos 45 municípios contemplados assinaram o termo de adesão ao projeto. O investimento no projeto está estimado em R$ 2,2 milhões.

Prefeitos e representantes dos municípios no evento de assinatura do termo de adesão / Foto: Luiz Povidaiko

Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a educação profissional é uma das principais ferramentas utilizadas para fomentar o emprego e renda no Estado.

“Para garantir que os postos de trabalho sejam preenchidos, a secretaria tem buscado parcerias para ampliar a oferta de cursos gratuitos para aperfeiçoamento profissional, atendendo demandas apresentadas pelos municípios”, explica.

Neste ano, o portfólio do projeto Carretas do Conhecimento foi renovado para atender as necessidades da indústria 4.0 e a evolução do mercado de trabalho. Além disso, uma das novidades é a carreta de Manufatura Aditiva e Prototipagem, nova oferta disponível nas Ações Móveis do Senai Paraná.

Segundo o coordenador, Everson Buch, as alterações permitem melhor aproveitamento dos cursos tanto por parte dos alunos quanto dos municípios.

“O Projeto Carretas do Conhecimento traz a essência do Senai, que é a de preparar mão de obra de qualidade, um trabalho de excelência para entregar profissionais altamente qualificados para os municípios”, destaca.

Ao todo, serão 19 cursos, com duração de 96 horas cada um, voltados a 10 áreas tecnológicas. Com isso, os formandos têm mais chances de inserção no mercado de trabalho ou, ainda, alcançar promoções nas indústrias que já estão inseridos.

As aulas já começaram em quatro cidades: Siqueira Campos (Manutenção de Motocicletas), Itambaracá (Panificação), São Jorge do Patrocínio (Instalações Elétricas), e Piraquara - Unidade Prisional (Confecção).

 

Sobre o projeto

As Carretas do Conhecimento são unidades móveis do Senai equipadas com salas de aula, oficinas e toda a infraestrutura necessária para a formação profissional.

Desde 2019, o projeto recebeu investimento de R$ 8,6 milhões e levou qualificação profissional para mais de 200 localidades atendidas, com a oferta de 10 mil vagas.

Os cursos são gratuitos, com turmas de 16 a 20 alunos. As aulas são ministradas em dois períodos (tarde e noite) e, ao concluir o curso, o aluno recebe certificado emitido pelo Senai. Neste ano, os cursos disponíveis no projeto são: Mecânica de automóveis, Instalações elétricas, Mecânica industrial, Panificação, Confecção, Refrigeração, Mecânica de motocicletas, Informática e, como novidades desta edição, os cursos de Soldagem e Inovação & criatividade.