A unidade Afonso Pena do Senai Paraná e a fábrica do Grupo Boticário, ambos em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), uniram-se para o desafio 2023 do Grand Prix de Inovação (GP). Uma corrida de inovação aberta, na qual equipes multidisciplinares, formadas por estudantes e profissionais da indústria parceira se unem para criar, prototipar e desenvolver soluções inovadoras para desafios reais do setor.

O GP também é uma das vertentes do projeto “Beleza de Educar”, realizado pelo Grupo Boticário e que busca contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos com foco no mercado de trabalho.

“O Grupo Boticário tem como propósito criar oportunidades para a beleza transformar a vida de cada indivíduo e assim transformar o mundo ao nosso redor. O Grand Prix, uma das frentes de atuação do projeto ‘Beleza de Educar’, é uma dessas oportunidades de transformação, pois possibilita aos estudantes uma experiência aprofundada sobre a indústria, além de ser uma grande oportunidade para todos, alunos e colaboradores do Grupo Boticário, onde os dois lados aprendem, ganham e se desenvolvem. A parceria do Grupo com o Senai possibilita contribuir na formação dos estudantes, mas também criar soluções para problemas reais”, diz Narjara Aguiar, gerente de fábrica do Grupo Boticário.

“As equipes trabalham em modo de cocriação para o desenvolvimento de suas propostas. Utilizando métodos de design e engenharia, trabalham validando suas ideias com os profissionais padrinhos do Grupo Boticário e docentes mentores do Senai em São José dos Pinhais. O objetivo é transformar ideias em projetos viáveis que podem ser desenvolvidos pela indústria parceira”, explica Rebecca Honorato Schneck, coordenadora de educação para o Senai Afonso Pena.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a capacidade empreendedora e intraempreendedora dos alunos, além de criatividade e raciocínio lógico por meio da geração de ideias, desenvolvimento de conceitos de negócios e prototipação de propostas de projetos com soluções viáveis e possíveis de aplicação pela indústria.

Os desafios apresentados estão relacionados aos seguintes temas:

  • automação
  • envase
  • integração
  • fabricação
  • reprovação
  • qualidade
  • logística

Organizados em sete times, chamados de “escuderias”, cada qual para um desafio específico, 35 alunos dos Cursos Técnicos em Mecatrônica, Eletromecânica e Administração, devem apresentar, no dia 18 de setembro, suas propostas de ação.

Para o desenvolvimento da solução, cada equipe conta com o suporte de um padrinho integrante do Grupo Boticário e com experiência relacionada à demanda atribuída à equipe, além de mentores convidados e especialistas técnicos do Senai Paraná.

Além de encontro presencial com gestores do Grupo Boticário para recebimento dos desafios, os alunos também já participaram de visita técnica guiada dentro da indústria e encontro de mentoria em videochamada.

Entre os próximos passos estão um novo encontro de mentoria, prototipação de ideias e alinhamento de pitch (discurso), além de apresentação final para a indústria com a defesa da solução proposta.

Os critérios para avaliação das soluções apresentadas são:

  • aderência da ideia;
  • grau de criatividade;
  • qualidade do protótipo;
  • qualidade do pitch;
  • grau de atratividade.

“Entre os resultados práticos do Grand Prix de Inovação temos a visualização da prática pedagógica demonstrando que com uma combinação de métodos de inovação aberta e criatividade, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais multidisciplinares, é possível obter respostas diferenciadas como soluções para os desafios lançados”, finaliza Rebecca.

O demoday ou dia da apresentação final para a banca julgadora, como também é conhecido, está marcado para 18 de setembro no Senai Afonso Pena, em São José dos Pinhais.