Quando falamos em Indústria 4.0, devemos ter em mente que a tecnologia está transformando os processos de produção e gestão em todas as indústrias. E nesse novo modelo de operação e gestão, o papel do Técnico em Finanças também se torna fundamental para a indústria.

Isso porque o Técnico em Finanças não lida apenas com números e relatórios, mas também exerce papel de apoio na estratégia financeira da organização com análise de dados, por exemplo.

X

X

E nesse mundo de números e análises financeiras, mudanças trazidas pela Indústria 4.0 como, por exemplo, os avanços tecnológicos com a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA), a Computação em Nuvem e a Análise de Big Data, não apenas otimizam os processos de produção, mas também geram uma quantidade massiva de dados financeiros. E é aqui que entra o Técnico em Finanças, interpretando e transformando esses dados em insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas pelos dirigentes da organização.

X

Leia aqui >> Tudo o que você precisa saber sobre o Técnico em Finanças

X

Junto com os números e as análises financeiras, dentro do contexto da Indústria 4.0 surgem também novos desafios

X

Um dos principais desafios para o Técnico em Finanças na era da Indústria 4.0 é a necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas.

Isso envolve não apenas o domínio de ferramentas e softwares financeiros avançados, mas também a compreensão de como essas tecnologias impactam os modelos de negócios e as estratégias financeiras das empresas.

X

X

Além disso, com o avanço da Indústria 4.0, nem só de números pode-se viver no mundo do Técnico em Finanças. Também é preciso cuidar com os riscos financeiros associados à digitalização de dados.

X

Quando o assunto é segurança de dados, o Técnico em Finanças deve estar com o radar em alerta e cuidar com os riscos financeiros associados à digitalização.

X

Isso significa dizer que a proteção de dados financeiros confidenciais e a prevenção de fraudes tornam-se prioridades ainda maiores em um ambiente de Indústria 4.0 e talvez estes sejam, justamente, os pontos mais desafiadores do trabalho do Técnico em Finanças nesse contexto de Indústria 4.0.

No entanto, a Indústria 4.0 também oferece muitas oportunidades para inovação financeira. O Técnico em Finanças pode aproveitar as tecnologias emergentes para, por exemplo, criar modelos de previsão mais precisos, automatizar tarefas rotineiras e desenvolver estratégias de investimento mais eficientes.

X

X

Leia também >> Além da facilidade com números, profissional precisa ter raciocínio rápido para se dar bem no mundo do trabalho

X

Além disso, a digitalização abre caminho para novos modelos de financiamento, como o crowdfunding e as criptomoedas, que o Técnico em Finanças pode explorar em benefício da organização em que está inserido.

X

Podemos dizer que relação do Técnico em Finanças com a Indústria 4.0 é de interdependência e oportunidades

X

Enquanto a tecnologia continua a remodelar o panorama financeiro, cabe ao Técnico em Finanças abraçar a mudança, adotar uma mentalidade inovadora e utilizar as ferramentas disponíveis para impulsionar o sucesso financeiro das organizações nessa nova era digital.

Para quem gosta de números, sente afinidade pela área financeira e gostaria de uma formação específica, o Senai Paraná oferece o Curso Técnico em Finanças.

Com duração de 18 meses, o profissional estará apto para trabalhar com planejamento, organização, acompanhamento e controle dos processos e atividades financeiras permitindo analisar financeiramente os mais diversos contextos organizacionais.

X

X

As inscrições estão abertas e todas as informações estão aqui, na página do curso. Aproveite essa oportunidade, pois essa pode ser a sua chance de iniciar uma carreira de sucesso na indústria. 😉

O Senai é um dos cincos maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Além disso, a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos Senai 2021-2023 revelou que 84,4% dos egressos de Cursos Técnicos da instituição estão empregados.