Você sabia que a Aprendizagem Industrial é um programa que pode abrir muitas portas para os jovens no mundo do trabalho, incluindo a indústria? Isso mesmo! E ela é indicada para jovens que, assim como você, estão em busca de novas oportunidades de capacitação e crescimento profissional.

Para você ter uma ideia, a taxa de inserção de egressos de Aprendizagem Industria do Senai no mercado de trabalho é de 84,8% e a taxa de preferência das empresas por contratação de jovens da Aprendizagem Industrial do Senai é de 90,6%.

Os números fazem parte da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 20221-2023 realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Nacional, com objetivo de mapear a trajetória laboral do aluno e mensurar a inserção e a permanência no mercado trabalho.

X

X

A pesquisa mostrou ainda que 54,9% dos egressos da Aprendizagem continuam estudando após o curso, sem contar o incremento de 101,0% na renda dos egressos dessa modalidade de ensino. Isso acontece porque o jovem inicia o curso concomitante ao contrato especial de trabalho e, ao fim do curso, existe a possibilidade da contratação.

Se você já achou esses dados interessantes, confira a seguir o passo a passo que preparamos sobre o que é a Aprendizagem Industrial e seus benefícios, tanto para os jovens quanto para as indústrias.

X

X

Passo 1: o que é Aprendizagem Industrial

X

A Aprendizagem Industrial é um programa destinado a capacitar jovens em profissões fundamentais para as indústrias. No Senai Paraná, por exemplo, além das ocupações industriais, há também cursos em áreas transversais como gestão e tecnologia da informação (TI). Este programa é uma excelente oportunidade para aqueles que querem começar uma carreira promissora, combinando estudo e trabalho.

X

Passo 2: como a Aprendizagem Industrial funciona

X

Para participar do programa, é necessário que o jovem tenha entre 14 e 24 anos e tenha concluído o Ensino Fundamental. Não há limite de idade para Pessoas com Deficiência (PcD). A duração do curso coincide com o período de contratação pela indústria, que pode ser de até dois anos. As empresas podem selecionar os aprendizes, que depois são matriculados nos cursos oferecidos pelo Senai.

X

X

Passo 3: os benefícios da Aprendizagem Industrial para os Jovens

X

  1. Capacitação profissional: os cursos oferecidos pelo Senai são reconhecidos pela qualidade e pertinência, preparando os jovens para o mundo de trabalho.
  2. Experiência prática: ao trabalhar em uma indústria enquanto estuda, o jovem ganha experiência prática, e isso é muito valorizada pelos empregadores.
  3. Remuneração e benefícios: durante o período de aprendizagem, o jovem recebe salário, décimo terceiro, férias e FGTS, o que ajuda a desenvolver responsabilidade financeira.
  4. Possibilidade de efetivação: muitos aprendizes acabam sendo contratados pelas indústrias após o término do programa, iniciando uma carreira no mundo do trabalho.

X

Além de uma excelente oportunidade para os jovens que desejam começar no mundo do trabalho, a Aprendizagem Industrial também é ótima para empresas e indústrias que buscam formar profissionais qualificados e alinhados com a cultura da empresa.

X

Passo 4: os benefícios da Aprendizagem Industrial para empresas e indústrias que participam desse tipo de iniciativa

X

  1. Formação de mão de obra qualificada: as indústrias têm a oportunidade de formar profissionais conforme suas necessidades específicas.
  2. Cumprimento de legislação: a contratação de aprendizes é uma exigência legal para médias e grandes empresas, conforme a Lei Federal 10.097/2000. A cota de aprendizes deve ser entre 5% e 15% do total de empregados.
  3. Inovação e dinamismo: jovens aprendizes trazem novas ideias e dinamismo para o ambiente de trabalho, contribuindo para a inovação na indústria.
  4. Custo-benefício: os custos para a indústria são apenas referentes ao salário e benefícios do aprendiz, enquanto o Senai arca com os custos de capacitação.

X

Tudo isso significa dizer que, no Senai Paraná, a Aprendizagem Industrial se destaca pela qualidade e abrangência. Além de técnicos de ensino experientes e qualificados, que transmitem conhecimento teórico e prático de forma eficaz, os cursos de Aprendizagem são desenhados de acordo com as necessidades da indústria, garantindo aos jovens uma experiência prática relevante e alinhada às demandas do mercado.

Fique de olho nas oportunidades de Aprendizagem que a indústria oferece. Nos vemos no Senai e mundo do trabalho. 😉