Os estudantes do ensino médio da rede estadual beneficiados pela parceria entre o Senai Paraná e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR), agora contam com o apoio do IEL Paraná para que tenham acesso às oportunidades de emprego na indústria.

Isso mesmo! E essa conexão será viabilizada pela plataforma IEL Start, organizada pelo IEL Paraná.

“Nosso objetivo é profissionalizar e dar oportunidade aos estudantes de escolas públicas de terem acesso a cursos técnicos do Senai. O IEL Paraná chega nessa parceria, junto com o Senai e a Secretaria de Educação, para apresentar e conectar as oportunidades na indústria a esses jovens, por meio da aprendizagem industrial ou estágio, e começar a carreira profissional”, explica Jacielle Ribeiro, gerente sênior de Educação do Senai Paraná.

Segundo Rafael Euclydes Delgado, gerente de Negócios e Relacionamento do IEL Paraná, um dos principais objetivos do IEL nessa parceria é inserir os alunos nos programas de empregabilidade da instituição até 2026. “Para isso, a plataforma oferece materiais lúdicos, claros e objetivos que demonstram as vantagens de trabalhar na indústria”, afirma Delgado.

O evento de lançamento da plataforma IEL Start aconteceu de forma híbrida nesta sexta-feira, 21 de junho, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, com a presença de estudantes de todo o estado.

Bruno Oliveira, coordenador do Projeto de Empregabilidade da SEED, destaca que a parceria do Governo do Estado com o Senai e o IEL é essencial para promover e incentivar os jovens a ingressarem na indústria paranaense. “A partir dessa parceria do Governo do Estado, por meio da SEED, com o Senai e com o IEL, nosso aluno está inserido em um ambiente super favorável para o desenvolvimento do seu futuro, para conseguir renda, se desenvolver e desenvolver o mundo em que está inserido”, diz Oliveira.

A parceria entre o Senai e a SEED-PR, firmada em dezembro de 2023, viabilizou a oferta de 13 títulos de Cursos Técnicos gratuitos aos estudantes do ensino médio da rede estadual, permitindo que eles obtenham uma certificação profissional junto com a conclusão do ensino médio regular. Agora, com o apoio do IEL, este projeto se fortalece para desenvolver a carreira dos jovens e facilitar sua entrada no mercado de trabalho.