Os nossos alunos do Centro de Desenvolvimento Técnico para ensino de Aprendizagem Técnica Profissional em Mecatrônica e Administração, em parceria com a fábrica de automóveis da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR), estão com tudo!

Na última sexta-feira, 28 de julho, eles participaram do Grand Prix VW SENAI 2024, apresentando para o grupo de gerentes da fábrica, incluindo também a presença do Plant Manager, Cesar Drazul, seus projetos de inovação para solução de desafios reais relacionados ao dia a dia da própria indústria.

Organizados em sete equipes multidisciplinares, chamadas de Escuderias, os 41 jovens estudantes colocaram a mão na massa para entregar a melhor solução para o problema propostos. Ao longo do processo, os grupos contaram com o apoio dos professores do Senai e padrinhos e madrinhas funcionários da área do desafio proposto.

Além de medalhas e troféu, as três equipes vencedoras conquistaram uma viagem para a Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira unidade Volkswagen fora da Alemanha e considerada um dos maiores complexos industriais da América Latina.

X

Premiação:

X

Trabalhando na criação de dispositivo de controle de grandezas industriais utilizando eletrônica digital, Larissa Perozzi, Gabriel Oliveira, Luiza Gabrieli, Wyller de Oliveira e Stellin Jessye, da equipe The Solvers (branca), acompanhados pelo padrinho Edson Luís, cravaram em 1º lugar.

X

Aqui dentro temos uma oportunidade muito grande de mostrar o nosso conhecimento e colocar a mão na massa. Apesar de ser um projeto grande, conseguimos desenvolver num tempo super pequeno, mostrando a qualidade do nosso aprendizado e que podemos evoluir cada vez mais.  No final, todo o nosso esforço ao longo caminho valeu a pena”, diz Larissa, de 18 anos, que, inspirada pelo pai, sempre gostou da área automotiva e aproveitou essa oportunidade para mostrar a sua paixão pelos carros e pela área de formação que escolheu.

X

X

“Esse foi um grande desafio que exigiu muito estudo e pesquisa. Esta é a minha primeira experiência relacionada ao mundo do trabalho. Aqui, amadureci bastante e o aprendizado que estou tendo é enorme. Você adquire conhecimento ao trabalhar com outras pessoas e ao lidar com processos diversos”, diz Wyller, também integrante da equipe vencedora.

X

O 2º lugar foi para a equipe Lataria (Roxo). Isabella Tardim, Patrick Lima, Heloisa Pauls, João Victor, Daniel e Kauêh Gobor, acompanhados pelo padrinho Drago, trabalharam na criação de dispositivo gabarito funcional para utilização em processos de manutenção que diminuem o risco ergonômico.

X

X

Fechando a lista de premiados, o 3º lugar foi para o time Effizienz (vermelha), dos estudantes Jhullia Silva, Juan Ribeiro Lopes, Kailaine Cristina, Lucas Vicente, Samara Almeida e Peterson Eduardo. Apoiados pela madrinha Neusa Cunha, o time desenvolveu uma solução que trata de uso da inteligência artificial (IA) para otimização e aprimoramento do processo produtivo.

X

X

Aprendizado mão na massa prova o diferencial no mundo do trabalho

Padrinho da equipe vencedora, Edson Pereira de Lima, com 20 anos de casa e, atualmente, líder de ferramentaria, destacou a desenvoltura e proatividade dos alunos para a resolução de problemas.

X

“A percepção dos desafios que temos na indústria foi repassada aos alunos para que eles desenvolvessem protótipos de soluções que podem ser utilizadas na linha de fabricação. A desenvoltura deles em networking, obtenção de ferramentas e compreensão dos processos foi notável. Nós atuamos como facilitadores ou mentores ao encaminhá-los para aprender as técnicas necessárias. O restante do desenvolvimento foi totalmente deles. São situações reais, vividas por eles, transformando ideias em realidade; implementações concretas e viáveis para nossa linha de produção.”

X

Celso Wolski, Técnico de Ensino do Senai que acompanha os alunos desde o lançamento do Projeto, em maio de 2023, destacou o engajamento e a dedicação de todos os times ao longo de todo o processo.

X

“Realizamos trabalhos criteriosos e complexos, analisando e identificando as melhores soluções para cada situação, conforme nossa metodologia. Percebi que todos estão engajados e os alunos, em especial, estão de parabéns. O resultado formal reflete o aprendizado em comunicação, aspectos técnicos e trabalho em equipe. Como entusiasta da educação, fico muito feliz e agradeço aos nossos parceiros pelo apoio e confiança. Este é apenas um dos muitos projetos que virão pela frente”, destacou.

X

Confira a lista completa das equipes e dos cases apresentados:

X

  1. The Solvers (branca)

Equipe: Stellin Wendt; Gabriel Wendt; Larissa Perozzi; Luiza Nunes; e Wyller Arantes.

Desafio: dispositivo de controle de grandezas industriais utilizando eletrônica digital.

  1. Equipe Lataria (Roxo)

Equipe: Daniel Machado Nogueira; Isabella de Lara Tardim; Heloísa Pauls; Patrick de Lima; Kauêh Gobor; e João Victor Pirahoski.

Desafio: criação de dispositivo gabarito funcional para utilização em processos de manutenção que diminuem o risco ergonômico.

  1. Equipe Efiicienz (vermelha)

Equipe: Jhullia Gabrielly da Silva; Juan Ribeiro; Kailaine Hendler; Lucas Reche; Peterson Cavalcante; e Samara Silva.

Desafio: trata de uso da inteligência artificial para otimização e aprimoramento do processo produtivo.

  1. Equipe ADMEC (verde)

Equipe: Felipe Davila; Vitor Eduardo; Felipe Neves; Natan Vieira; Breno de Lorena; e Marcos Vinícius. 

Desafio: aprimoramento de movimentação de componentes em linha de produção utilizando os conceitos aprendidos nas unidades curriculares (UCs) dos cursos de Mecatrônica e Administração.

  1. Equipe Fall Detector (Rosa)

Equipe: Ana Caroline dos Santos Gomes Vieira; Gabriela Aparecida Furtado; Emylly Zanardi; Juan Felipe Moreira de Assis; Luiz Miguel Ribeiro Candido; Elton Alves Rodrigues Júnior.

Desafio: dispositivo para monitoramento de ocorrências em linha de produção, auxiliando a produtividade e diminuindo retrabalho.

  1. Equipe Hydrotech (Preto)

Equipe: Gabriel Lenon; Matheus Henrique; Matheus Wallace; Matheus Alexandre; Caio Henrique; e Matheus Mamu.

Desafio: projeto que proporciona maior qualidade de vida e satisfação dos colaboradores no uso das áreas de descompressão.

  1. Equipe ArqMedes (Azul)

Equipe: Antoni Alves de Jesus; Augusto Schimanski Honório; Bruno Macedo Armstrong Bonfim; Gabriel Hrycyk Binhara; Juan Carlo de Carvalho; e Nicholas Mikael Mendes Ramos.

Desafio: otimização de espaços utilizados nas demandas de apoio das linhas de produção.

X

Sobre o Centro de Desenvolvimento Técnico em parceria com a fábrica de automóveis da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais

 

Inaugurado em maio de 2023, o Centro de Desenvolvimento Técnico para Ensino de Aprendizagem Técnica Profissional em Mecatrônica e Administração, é fruto de uma parceria pioneira entre o Senai Paraná e a fábrica de automóveis da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, criado com objetivo de oferecer uma formação especializada e prática para jovens profissionais.

Leia aqui>> Volkswagen do Brasil e Senai Paraná realizam parceria inédita. Fabricante de automóveis e instituição inauguram o Centro de Treinamento para Formação de Jovens Profissionais

Localizado dentro da fábrica de automóveis da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o centro proporciona aos aprendizes a oportunidade de adquirir habilidades técnicas em Mecatrônica e Administração, com olhar especial para a indústria.