O Senai Paraná sedia, nos dias 1º, 2 e 3 de abril, no Parolin, um simulado preparatório para a WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo. A unidade recebe a delegação do Distrito Federal para uma disputa intensa em quatro ocupações da Construção Civil (#12 - Revestimentos Cerâmicos; #20 - Construção em Alvenaria; #21 - Sistemas Drywall; e #58 - Construção Digital – BIM).
Os participantes enfrentarão desafios reais das provas oficiais da WorldSkills, testando habilidades técnicas e relacionais, além de precisão e velocidade de execução em um ambiente de alta pressão.
Amistosos deste porte tem como objetivo preparar os competidores para a etapa nacional da WorldSkills, prevista para acontecer em agosto e setembro deste ano e que irá definir os representantes do Brasil na 48ª edição da WorldSkills, agendada para 2026, em Shanghai (China).
“O simulado amistoso é uma oportunidade essencial para os competidores se acostumarem com a pressão da prova e desenvolverem estratégias para otimizar tempo e precisão. Além disso, permite que nossos alunos testem suas habilidades em um ambiente muito próximo ao da competição oficial, o que contribui para um melhor desempenho na etapa nacional”, destaca o técnico Jorge Enjiu Junior, responsável pelo treinamento das equipes # 12, #20 e #21.
Construção Civil - Paraná tem um histórico de bons resultados na WorldSkills Brasil
Na área da Construção Civil, o Paraná tem um histórico de bons resultados na WorldSkills Brasil, acumulando medalhas e posições de destaque, e segue investindo na preparação de seus alunos para manter esse desempenho.
Durante o simulado amistoso, especialistas e avaliadores acompanharão o desempenho dos competidores, proporcionando uma experiência semelhante à da competição oficial.
Na área de Construção Digital – BIM, por exemplo, serão utilizados softwares amplamente adotados pela indústria da construção, reforçando a importância da inovação e da digitalização no setor.
Vagas para Shanghai: concorrência acirrada
Embora este simulado conte apenas com os concorrentes do Distrito Federal, é acirrada a disputa para garantir uma vaga na etapa nacional nas ocupações da Construção Civil. O Paraná terá fortes adversários em cada uma das ocupações, e se prepara para enfrentar a concorrência e buscar novamente um lugar no time Brasil da WorldSkills.
Veja com quem o Paraná disputa a vaga de melhor do Brasil na Construção Civil
#12 - Revestimentos Cerâmicos
Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, São Paulo
#20 - Construção em Alvenaria
Alagoas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins
#21 - Sistemas Drywall
Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo
#58 - Construção Digital – BIM
Alagoas, Bahia, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo
Sobre a WorldSkills
A WorldSkills, maior competição mundial de profissões técnicas, testa habilidades individuais e coletivas de jovens de até 25 anos recém-formados ou que estão cursando a educação profissional. Durante as provas, eles realizam uma série de tarefas de alto nível técnico e dentro de padrões internacionais de qualidade.
O torneio, criado em 1950, é uma oportunidade para os países prepararem as instituições de ensino e a força de trabalho para as novas tecnologias do mundo do trabalho, já que as ocupações e as provas da competição são regularmente atualizadas.
O Brasil teve sua primeira participação em 1983 e é uma das referências no torneio. A seletiva nacional define os competidores que representarão o país no torneio global.
A 47ª edição ocorreu em Lyon, França, de 10 a 15 de setembro de 2024, com a participação de 1.400 competidores de 69 países. A competição abrangeu 62 modalidades, cobrindo uma ampla gama de indústrias e áreas de formação profissional.
A 48ª edição da WorldSkills está programada para ocorrer em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026. Espera-se a participação de aproximadamente 1.300 competidores de mais de 60 países e regiões. Embora o número exato de modalidades ainda não tenha sido divulgado, tradicionalmente a competição abrange mais de 60 ocupações técnicas. Detalhes adicionais serão anunciados conforme o evento se aproxima.