Neste dia 24 de abril, quando celebramos o Dia do Jovem Aprendiz, trazemos uma história inspiradora. Emilly Daniele Santos Bueno descobriu na aprendizagem do Senai em parceria com a indústria uma paixão pela área e um caminho claro para o seu futuro profissional.

Quando ela se inscreveu na Aprendizagem Técnica em Celulose e Papel, oferecida pelo Senai de Telêmaco Borba, em parceria com a Klabin, ela sabia que estava diante de uma oportunidade única. Mas o que ela não imaginava é que essa decisão mudaria completamente sua visão de futuro – e a faria descobrir uma paixão pela química e pelo ambiente industrial.

X

“Hoje, vejo que foi uma das melhores decisões que tomei. A cada dia aprendo mais e percebo o quanto gosto dessa área”, diz a jovem aprendiz contratada pela Klabin.

X

Um programa que une conhecimento, prática e futuro

A Aprendizagem Técnica Industrial oferecida pelo Senai, em parceria com grandes indústrias, combina formação técnica com prática profissional desde o primeiro momento. O resultado é uma formação completa e transformadora.

X

“Aprendemos os conceitos no Senai e vemos como funcionam na prática da indústria. Isso facilita muito o aprendizado”, explica Emilly. “Além disso, o ambiente na Klabin é acolhedor; todos têm disposição para ensinar e ajudar.”

X

Essa vivência prática permitiu que a jovem se envolvesse em atividades técnicas desafiadoras e desenvolvesse habilidades interpessoais fundamentais para quem busca trabalhar na indústria. “Aprendi a me comunicar melhor e a ter mais responsabilidade no ambiente de trabalho”, conta Emilly.

 

Um investimento no desenvolvimento da indústria e das pessoas

Para a Klabin, a parceria com o Senai é estratégica.

A Klabin investe na formação de profissionais para a indústria de papel e celulose e tem no Senai um parceiro estratégico para alavancar a oferta de mão de obra qualificada”, afirma Marilane de Oliveira, coordenadora de Gente & Gestão na Klabin. “A parceria nos permite preparar a comunidade local para as oportunidades que surgem no setor”, acrescenta.

X

X

Marilane destaca que o Programa de Aprendizagem é mais do que uma capacitação técnica. Esse foco no desenvolvimento contínuo tem impactos positivos tanto para os jovens quanto para a própria indústria.

X

“Na Klabin, acreditamos que as vagas de aprendizagem são muito importantes para a formação prática de jovens profissionais, além de uma porta de entrada para grandes empresas, com espaço para a construção de uma carreira sólida e bem estruturada.  Esse movimento é tão importante para a indústria, quanto para o desenvolvimento local das regiões em que atuamos.”

X

Uma porta aberta para o futuro

A trajetória de Emilly é a prova do impacto que esse modelo de aprendizagem pode ter na vida de um jovem.

No começo, eu não me imaginava nesse meio, mas hoje sei que quero continuar na indústria. Vejo muitas oportunidades de crescimento e especialização, e quero aproveitar cada uma delas”, conta Emilly.

X

X

Para quem ainda está em dúvida sobre embarcar nessa jornada, ela deixa um conselho:

X

“Aproveitem cada momento e se dediquem ao máximo. Nunca tenham medo de errar, porque cada erro é uma chance de aprendizado.”

X

O ponto de vista da indústria

Para a Klabin, o programa de Aprendizagem Técnica não só prepara os jovens para o mercado de trabalho, como também reforça o compromisso com o desenvolvimento da comunidade onde atua.

X

“Contar com profissionais qualificados e capacitados é o principal benefício adquirido da nossa participação no programa. Por meio da ação, motivamos os jovens que chegam com energia para aprender cada vez mais e desejo de crescer. Estas são características valorizadas pela Klabin”, conclui a coordenadora de Gente & Gestão na indústria.

X

O investimento contínuo em jovens talentos por meio de programas de Aprendizagem do Senai Paraná, como este em parceria com a Klabin, reflete uma estratégia que vai além da formação de novos profissionais: trata-se da criação de um ciclo de desenvolvimento mútuo, onde tanto a indústria quanto os aprendizes crescem e se desenvolvem profissionalmente.