No Dia Mundial da Educação (28 de abril), o Senai Paraná celebra o seu compromisso em formar profissionais que impulsionam a indústria. Somente entre 2023 e o primeiro trimestre de 2025, foram mais de 168 mil alunos formados pelo Senai Paraná em cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento profissional, além da aprendizagem industrial.
Uma história de transformação
Um destes 168 mil alunos formados pelo Senai Paraná é o João Carlos Hening, que escolheu o Curso Técnico em Eletromecânica para acelerar a sua inserção na indústria.
“Escolhi o curso técnico porque era mais rápido. Em apenas dois anos, você já está apto para trabalhar. O Senai oferece uma formação completa, com teoria e prática no mesmo ambiente, e isso faz toda a diferença”, diz João.
X
X
Hoje, ele ocupa uma posição de destaque na indústria e recomenda: “Super recomendo começar um curso técnico ainda no Ensino Médio. Isso abre portas e valoriza o seu perfil profissional”, diz ele.
As áreas mais buscadas na formação profissional
As áreas mais procuradas por quem busca uma formação no Senai Paraná refletem a demanda da indústria: na formação técnica, por exemplo, Metalmecânica, Eletrônica e Automação, Sistemas de Energia e Desenvolvimento de Sistemas lideram a lista.
Já nos cursos rápidos, de qualificação e aperfeiçoamento profissional, o destaque fica por conta de cursos nas áreas Metalmecânica, Construção de Obras e Produção Alimentícia.
Formação alinhada às demandas do mercado
O alinhamento entre a formação oferecida pelo Senai Paraná e a demanda do setor industrial é evidente. Entre os cursos técnicos mais procurados pelos alunos do Senai Paraná estão títulos como Técnico em Eletromecânica, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e Automação Industrial.
Para se ter uma ideia, segundo dados da RAIS 2023 e do CAGED 2024, existem hoje 76.230 trabalhadores registrados em ocupações técnicas de nível médio nas indústrias do Paraná. As principais áreas com grande volume de admissões coincidem diretamente com os cursos técnicos mais procurados no Senai.
Entre as principais ocupações técnicas nas indústrias do Paraná estão funções como Técnico em Controle da Produção, Eletricidade e Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Química, Mecânica, Eletrônica, Eletromecânica, Construção Civil (edificações), Mecatrônica, entre outras.
Além disso, somente em 2024, as ocupações técnicas abriram 515 novos postos, com destaque para a área de Metalmecânica, que sozinha gerou 270 novas oportunidades. Esses dados, levantados pelo Núcleo de Inteligência Estratégica Senai Paraná, reforçam o compromisso do Senai em preparar profissionais prontos para atender as necessidades reais da indústria.
A força das mulheres na formação técnica para a indústria
A presença feminina na educação profissional do Senai Paraná também segue avançando e consolidando novos espaços na indústria. Entre 2023 e 2024, por exemplo, o número de mulheres formadas em cursos do Senai Paraná cresceu 14%, com destaque para áreas estratégicas como: gerencial, produção alimentícia, desenvolvimento de sistemas e design. Mesmo ainda baixo, esse número mostra que elas, cada vez mais, impulsionam a inovação e a diversidade de talentos no setor industrial.
X
X
Exemplos como o de Alice Mazuchin Pereira de Souza reforçam esse cenário: formada no Curso Técnico em Vestuário no Senai em Londrina, Alice destaca a importância da formação técnica na sua trajetória profissional.
“Hoje, vejo que o conhecimento técnico me colocou à frente de muitas pessoas. Eu já entrei no mercado preparada, enquanto outros precisam aprender do zero dentro da empresa. O Senai me deu essa base,” afirma.
O futuro começa no Senai Paraná
O Senai Paraná forma com qualidade, prepara para a indústria e transforma vidas.
Se você também quer descobrir como a educação profissional pode mudar o seu futuro, acesse a nossa página de cursos senaipr.org.br/cursos e seja parte da força que move o Paraná.
Nos vemos na indústria! 😉