A indústria é um lugar vivo e com muitas oportunidades de crescimento e inovação, mas se tem uma coisa que chama a atenção tanto de quem já trabalha quanto de quem está em busca de uma formação para conquistar aquela tão sonhada vaga, é justamente a área de atuação da empresa.
É por isso que elaboramos esse texto, para te explicar as principais diferenças entre as áreas Metalmecânica e Automotiva, ambas muito estratégicas dentro do que chamamos de setores industriais.
Vamos começar com a Metalmecânica:
Na área metalmecânica, que envolve processos de transformação de metais, como usinagem, soldagem, montagem e fabricação de componentes para indústrias diversas, além de poder trabalhar em indústria de máquinas e equipamentos, os profissionais de nível técnico também encontram muitas oportunidades em áreas que envolvem a manutenção industrial e os processos de fabricação.
Entre os exemplos de cursos técnicos na área metalmecânica temos:
X
O Curso Técnico em Eletromecânica, por exemplo, prepara o profissional para apoiar a gestão da montagem e da manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e automatizados da indústria, além de atuar no desenvolvimento de projetos de sistemas eletromecânicos de máquinas e equipamentos industriais.
X
X
X
Já o Técnico em Mecânica é o maior dos coringas dentro da indústria. Esse profissional faz parte de uma área estratégica, da qual dependem praticamente todas as outras áreas do setor produtivo.
É o Técnico em Mecânica que trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias, seja na fabricação de máquinas ou na criação de novos produtos, elaborando projetos de ferramentas, controle de qualidade e controle de processos e manutenção relacionados às máquinas e aos equipamentos mecânicos em indústrias dos mais variados portes e setores.
X
Agora vamos para a área Automotiva:
Aqui, o mercado abrange desde a produção de veículos e componentes até a manutenção e a inovação em tecnologias sustentáveis, como os veículos híbridos, por exemplo. Os profissionais técnicos formados na área automotiva encontram oportunidades em montadoras, oficinas especializadas e empresas de autopeças, com atuações que vão da instalação de sistemas até a análise de desempenho de motores e transmissões.
Entre os exemplos de profissionais técnicos da área automotiva o maior destaque fica por conta do Técnico em Manutenção Automotiva. Além de poder trabalhar em concessionárias e oficinas especializadas, o Técnico em Manutenção Automotiva também encontra espaço na indústria, apoiando diretamente a implementação de melhorias técnicas em processos automotivos e suporte na instalação de novos equipamentos.
Além disso, o Técnico em Manutenção Automotiva também contribui para a eficiência operacional da indústria, garantindo que os veículos e maquinários automotivos estejam em condições ideais de funcionamento.
X
X
X
Se você ainda está na dúvida em relação a qual área escolher, acesse a página senaipr.org.br/cursos e confira todas as opções de Cursos Técnicos oferecidos pelo Senai. Com toda certeza você vai encontrar a sua área e de uma coisa você pode ter certeza: o seu lugar na indústria está garantido! 😉 Inscreva-se!