Aos 21 anos, Murilo Falaschi de Souza Gama carrega uma trajetória marcada pelo aprendizado prático e pelo desenvolvimento profissional.

Natural de Maringá, ele entrou no Senai por meio de um curso de Aprendizagem Industrial em Programador e Operador de Torno CNC e Centro de Usinagem na unidade CTM do Senai Maringá.

Participar da Aprendizagem Industrial do Senai não apenas aproximou Murilo da indústria, como também abriu portas para experiências que moldaram sua vocação e escolha profissional.

O aprendizado como base para a prática industrial

Por meio de uma parceria com a indústria, Murilo alternava entre as aulas teóricas e práticas no Senai com a prática na indústria.

X

Leia também: 5 verdades sobre a Aprendizagem Industrial: o que você precisa saber para começar na indústria

X

Voltado para a produção de peças, o curso de Aprendizagem Industrial em Usinagem foi o ponto de partida de Murilo para sua formação na Engenharia Mecânica e seu trabalho na parte de desenvolvimento de projetos.

X

X

“O curso de aprendizagem me deu uma visão completa de como funciona o processo industrial. Saber como a máquina opera me ajuda a projetar peças viáveis, que facilitam o trabalho do operador”, explica Murilo.

X

Além disso, Murilo lembra que a vivência prática no Senai contribuiu para que ele desenvolvesse habilidades essenciais para a indústria. “Entender o processo desde a fabricação até a execução me ajudou a evitar erros e aumentar a produtividade. Essa base prática é algo que a graduação sozinha não proporciona”, reflete.

X

De Maringá para o mundo: o desafio da WorldSkills

Durante sua trajetória no Senai, Murilo participou da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.

Na sua edição da WS, Murilo se destacou como o melhor do Paraná na ocupação #62 – Energias Renováveis e conquistou a medalha de Prata na edição Nacional, enfrentando desafios em um campo distante de sua formação inicial, mas que ampliou seus horizontes.

A WorldSkills me ensinou a trabalhar sob pressão, tomar decisões rápidas e lidar com situações inesperadas”, destaca.

X

X

“Hoje, reconheço que o que aprendi no Senai foi essencial não só para a competição, mas para minha vida profissional como um todo.”

X

A inspiração para outros jovens

Para muitos jovens, o momento de transição entre o Ensino Médio e o mercado de trabalho pode ser repleto de incertezas e dificuldades, mas, para Murilo, fazer um curso no Senai ainda durante o Ensino Médio ou antes de entrar para a faculdade pode ajudar, e muito, oferecendo clareza e preparando para os desafios da profissão.

X

“O Senai me deu um direcionamento claro. Muitas vezes, saímos do Ensino Médio ou da faculdade sem saber exatamente o que fazer. Estudar no Senai não só agrega peso ao currículo, mas também nos prepara para encarar o mercado de forma prática e objetiva.”

X

Para ele, a indústria é um espaço único de aprendizado e crescimento.

É a escola do mundo real. Na indústria, você aprende a lidar com normas, prazos e responsabilidades, algo que leva para a vida toda”, conclui.

São histórias como as do Murilo que nos mostram a importância da educação profissional para a formação de jovens preparados para os desafios do mercado e da indústria.

Assim como o Murilo, você também pode começar AGORA em uma formação do Senai Paraná.

Veja a nossa lista de cursos e aproveite! Essa pode ser a sua chance de mudar de vida e construir a sua história. 😊 Nos vemos na indústria!