Você sabia que o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência e Tecnologia, celebrado em 11 de fevereiro, foi implementado pela UNESCO e pela ONU-Mulheres, em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil, com objetivo fomentar o papel de mulheres e meninas na ciência?!

Segundo dados da UNESCO, a média global de pesquisadoras é de 33,3% e apenas 35% de todos os estudantes das áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) são mulheres.

Mas se tem uma coisa que nos enche de orgulho, é saber que nossas alunas e egressas estão desbravando o mundo e trabalhando com pesquisa e desenvolvimento. 😊

senai curso técnico biotecnologia

Na Biotecnologia, por exemplo, temos orgulho de contar que a nossa formação de nível técnico contribuiu, e muito, para a carreira da hoje Pesquisadora Daoana Carolaine Alka Cordeiro.

Isso mesmo!

Daoana é nossa egressa de 2014 no Curso Técnico em Biotecnologia do Senai CIC, em Curitiba, e hoje trabalha como pesquisadora no programa de pós-graduação em tecnologia em saúde (PPGTS) em uma grande universidade na capital paranaense.

E não é só isso! Ela trabalha com bioengenharia e imagens médicas com foco na tireoide e região do pescoço. Demais né?!

Daoana se encantou por essa área ainda quando criança e mais ainda no Ensino Médio, no Colégio Sesi. Ela conta que quando começou a entrar em contato com as disciplinas de biologia, química e física, percebeu que gostaria muito de trabalhar com algo que contemplasse essas três áreas do conhecimento.

“Quando comecei o ensino médio, fui contemplada com uma bolsa que me possibilitou cursar o ensino técnico junto com o ensino médio. Como eu já era apaixonada por ciências, química, física e biologia não tive muita dificuldade para escolher o curso. Ao olhar as opções vi a biotecnologia e isso foi a minha alegria! Naquele momento eu soube que o início da minha tão sonhada carreira estava começando”, conta.

 

senai curso
                     técnico biotecnologia

A formação de base para se tornar pesquisadora começou no Curso Técnico do Senai

“Eu me formei em 2014, com 17 anos, e saí do Senai me sentindo preparada para começar uma carreira”, conta Daoana.

Segundo ela, o curso técnico lhe ensinou a ter responsabilidades e a cumprir atividades necessárias que a moldaram para o mundo da pesquisa.

O curso técnico me deu a base de tudo o que sei hoje; desde como me comportar dentro de um laboratório ao realizar procedimentos e manipulações de materiais biológicos e químicos, até a importância da parte teórica.”

Desde o primeiro semestre de curso técnico Daoana conta que já começou a trabalhar com revisões de literatura, pesquisas em base de dados e leitura de artigos científicos; segundo ela, foi justamente isso que ajudou na construção da técnica adotada hoje em dia para busca de informações acadêmicas, revisões bibliográficas e artigos científicos para suas pesquisas.

A familiaridade com tecnologias e equipamento de laboratório ainda durante o curso técnico também contribuíram, e muito, com a carreira da Daoana quando ela seguiu para a graduação em biomedicina e para o mundo do trabalho.

senai curso técnico biotecnologia

“Entrei em contato com muitas tecnologias que estão até hoje disponíveis nos laboratórios do Senai. Isso foi muito valioso, porque tanto na graduação quanto na pesquisa houve momentos em que trabalhei com equipamentos que já estava familiarizada e conhecia os princípios de funcionamento, aplicações e manuseio”

 

Pronta para o mundo da pesquisa

Hoje, formada em biomedicina e com especialização em microbiologia avançada, Daoana  lembra que todos os conhecimentos adquiridos durante o técnico em biotecnologia possibilitaram experiências práticas em laboratório antes mesmo de iniciar a graduação, e com isso, a oportunidade de conquistar bom desempenho em suas práticas acadêmicas e em colocações no mundo do trabalho.

“O curso técnico também teve um impacto positivo nas pesquisas que realizo, pois já estava ambientada com a escrita de revisões de literatura, elaborações e execução de metodologias desde o primeiro ano estudando no Senai.”

“Após finalizar a graduação em biomedicina fiz uma especialização em microbiologia avançada e trabalhei em laboratórios nos setores de análises clínicas de imunologia, microbiologia, bioquímica, hematologia e, também, na linha de frente durante a pandemia”, recorda.

senai curso técnico biotecnologia

Saber trabalhar com pesquisa é trabalhar com desafios que transformam vidas

Daoana Alka é hoje mestranda no Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde e o foco principal da sua pesquisa está relacionado à fusão de diferentes modalidades de imagens para avaliação anatômica e funcional da glândula tireoide e região do pescoço.

“Sempre fui apaixonada pela saúde e tecnologia, e durante a graduação em biomedicina me aproximei muito das análises clínicas e estética. Atuei nas duas áreas, mas sempre busquei novas tecnologias e novas formas de otimizar métodos e processos. Com esse pensamento, iniciei meu mestrado”, conta.

 

“Ninguém vê o que há por trás da glória dos prêmios recebidos, artigos publicados, métodos desenvolvidos e tantas outras coisas que mantém a pesquisa em movimento. Não é simplesmente chegar no laboratório e esperar a inspiração chegar. São horas de trabalho árduo, estudos, leituras e aprimoramentos que nos permitem crescer no meio acadêmico.”

"Trabalhar com pesquisa é saber que você pode fazer a diferença na vida de uma pessoa, permitindo que ela tenha alguma melhora, ou então alguma nova perspectiva após ler seus artigos e trabalhos. Isso é o que mais importa.”

 

senai curso
                     técnico biotecnologia

 

Por mais mulheres e meninas na ciência e na tecnologia

“Me encanta ver a quantidade de mulheres e meninas que estão presentes na ciência hoje, mas acredito que esse número ainda será muito maior”, comenta Daoana.

“Sempre falo que o lugar das mulheres é onde elas quiserem estar, e hoje tenho a oportunidade de trabalhar e manter contato com pesquisadoras e pesquisadores maravilhosos e acolhedores, e posso dizer que nós mulheres só temos a acrescentar em um universo tão vasto que é a ciência e pesquisa.”

 

senai curso
                     técnico biotecnologia

 

“Se você está pensando em ser uma pesquisadora, abrace seu sonho! Nada é impossível. E sempre seja você mesma, isso é o que lhe torna única”, incentiva a pesquisadora egressa do Senai Paraná.

 

Leia ++ A Biotecnologia movimenta o futuro da pesquisa e do desenvolvimento

senai curso técnico biotecnologia

“O professor Carlos foi o meu mentor. Se estou onde estou hoje, é porque ele, desde o ensino médio, me incentivou, me ajudou e me orientou. Ele é uma pessoa muito presente na minha vida.”

 

Biotecnologia como área da ciência e da tecnologia

Assim como Daoana, se você também gosta de ciência, tecnologia, química, física e biologia, e tem vontade de iniciar um curso técnico para construir uma carreira de sucesso na área da pesquisa, saiba que entre as opções está o a Biotecnologia.

“No meu ponto de vista, a Biotecnologia é uma área perfeita para quem busca ciência e tecnologia. A base do curso é a integração entre a ciência e a tecnologia, e suas aplicações abrangem diversos campos, como medicina, agricultura e indústria.”

Leia ++ Biotecnologia em alta: sinônimo de inovação e sustentabilidade para a indústria