O Senai Paraná e o Grupo Convicta, indústria brasileira são-joseense fabricante de equipamentos para concreto e desmonte de rocha e que tem o uso da solda como base do processo produtivo, firmaram parceria para remodelar o Laboratório de Solda do Senai em São José dos Pinhais.
Além de doação mensal de sobra de materiais de seriam descartados pela empresa, como chapas de aço carbono para as aulas práticas de solda no laboratório, a Convicta remodelou o espaço também com objetivo de posicionar a sua marca empregadora para os alunos do Senai no município.
“Como uma indústria metal mecânica, o aço é uma das principais matérias-primas utilizadas em nossos processos de fabricação. Em um compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento da sociedade, e em cooperação com o Senai, a sucata inerente à transformação da matéria-prima em produto está sendo redirecionada e reaproveitada para a capacitação da comunidade local", explica Wagner Werneck, engenheiro mecânico no Grupo Convicta.
“A parceria com uma indústria são-joseense como a Convicta vem ao encontro da nossa missão de servir e fortalecer a indústria para melhorar a vida das pessoas. Até julho de 2024 teremos ressignificado algo próximo à uma tonelada de sucata de aço carbono que seria descartada, mas que, por meio dessa iniciativa, será reutilizada servindo de insumo para formação e qualificação de trabalhadores que desejam se especializar em solda, serviço essencial para a indústria”, afirma Stephanie Freires Bastos, gerente de educação e negócios no Sistema Fiep.
Ainda para 2023 a estimativa é de que 70 novos profissionais matriculados em cursos técnicos e/ou de aperfeiçoamento e qualificação profissional sejam treinados em solda dentro do novo espaço que conta com máquinas equipamentos de solda de porte industrial.
A parceria ainda fomenta a qualificação profissional dos colaboradores da própria indústria por meio de bolsas de estudos do Senai Paraná, elevando o nível de aperfeiçoamento da mão de obra local.
A inauguração do novo espaço aconteceu na terça-feira, 12 de setembro, na unidade Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
Além da presença de funcionários e soldadores da indústria parceira, o evento contou com a presença do vice-prefeito de São José dos Pinhais, Professor Assis Manoel Pereira, do gerente-executivo comercial do Sistema Fiep, Alessandro de Castro, da gerente de educação e negócios no Sistema Fiep Stephanie Freires Bastos, do engenheiro mecânico no Grupo Convicta, Wagner Werneck, e do pró-reitor de estratégia e gestão do ensino superior no UniSenai Paraná, Carlos Eduardo Leite Ribeiro.
Confira a galeria de fotos da inauguração.