Na era digital em que vivemos, a indústria do entretenimento cresce de maneira exponencial. De filmes e séries de sucesso, passando por jogos de videogames incríveis a experiências ao vivo que ficam gravadas na memória, a diversidade de opções disponíveis é impressionante.
É exatamente por isso que a indústria do entretenimento se apresenta como uma área multifacetada e ao mesmo tempo muito complexa, que exige muita criatividade e inovação a cada nova produção ou lançamento.
Das grandes redes para os criadores de conteúdos digitais
Ao longo das décadas, a indústria do entretenimento passou por uma transformação extraordinária.
O que antes era dominado por estúdios de cinema e grandes redes de televisão, agora inclui uma infinidade de plataformas digitais, redes sociais e canais de streaming – que permitem a transmissão e acesso à conteúdos pela internet em qualquer tipo de dispositivo com conexão e em tempo real, sem a necessidade de download.
Uma evolução que trouxe também novas oportunidades e desafios.
Por um lado, os criadores de conteúdo têm mais liberdade do que nunca para contar histórias de maneiras inovadoras e acessar públicos em diferentes regiões e países. Por outro, o aumento da concorrência e a rápida evolução da tecnologia exigem agilidade, adaptação e atualização constante para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Na indústria do entretenimento, a criatividade está sempre em alta
Em um mundo onde a atenção é um recurso precioso, a criatividade se tornou mais importante do que nunca. Afinal, sabemos que as pessoas, de maneira geral, estão constantemente à procura de conteúdos novos e originais, que surpreendam e envolvam.
Nesse sentido, a criatividade é a moeda mais valiosa da indústria do entretenimento, impulsionada pela inovação e alimentada pela demanda de novas experiências.
Isso faz com que os criadores de conteúdo estejam constantemente desafiando os limites do que é possível, experimentando novas formas de contar histórias e explorando novos gêneros e formatos.
Da realidade virtual à inteligência artificial, as tecnologias emergentes estão sendo integradas aos processos criativos, criando experiências de entretenimento cada vez mais imersivas e envolventes.
Impulsionada pela criatividade e pela inovação, a indústria do entretenimento é, de fato, uma área em constante transformação
Dos cinemas às telas de nossos dispositivos móveis, o entretenimento está em constante evolução, oferecendo uma infinidade de opções para todos os gostos e interesses.
Para quem já atua ou para quem gostaria de iniciar um trabalho na área, alimentar a criatividade e a inovação torna-se fundamental quando falamos em criação e entrega de novas experiências para públicos e usuários das diferentes plataformas que fazem parte deste setor.
Para isso, existem várias opções de cursos voltados à formação e atualização de profissionais que trabalham no setor audiovisual.
Entre estas opções estão os cursos gratuitos para o setor do audiovisual oferecidos pelo Senai Paraná em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, e prefeituras, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
X
Leia também >> Storytelling: descubra o que significa e entenda a importância dele para o setor audiovisual
X
Voltados para alunos de escolas públicas, filhos e trabalhadores de indústria e comunidade em geral, incluindo o público 60+, todos os cursos têm como objetivo apoiar a formação de profissionais para o setor cultural no estado.
A iniciativa, que segue até o final do mês de novembro de 2024, contempla 2.925 vagas, sendo 2 mil vagas para todo o estado, organizadas entre os cursos de:
- Microcinema para Videomaker;
- Produtor de Locação;
- Setor Audiovisual e Mostra de Produção.
As outras 925 vagas restantes estão organizadas entre os cursos rápidos listados abaixo, distribuídos entre alguns municípios, conforme consta no site sistemafiep.org.br/cursos-audiovisual.
- Animação;
- Assistente de Câmera e Vídeo;
- Assistência de Direção;
- Captação de Som;
- Direção de Fotografia (aplicações práticas);
- Produção de Figurino;
- Produção Executiva;
- Roteiro e Quadro de Produção,
Para conferir o passo a passo de inscrição e calendário com os cursos disponíveis, acesse a página sistemafiep.org.br/cursos-audiovisual.