À medida que a tecnologia avança, também vemos acontecer uma certa mudança de comportamento em relação às preferências de tudo o que envolve a indústria audiovisual; seja um filme ou uma série, até um conteúdo ‘simples’ publicado nas redes sociais.

Nesse cenário, uma coisa é certa: conforme avançamos para um futuro cada vez mais digital, novas tendências surgem para moldar a forma como consumimos e criamos conteúdos audiovisuais.

X

Listamos aqui 6 ideias de como imaginamos ver o uso da tecnologia nesse futuro audiovisual

X

Se você gosta desse mundo do audiovisual e do entretenimento, essas ideias também podem te incentivar para novos desafios no mundo do trabalho.

X

1. Realidade virtual e realidade aumentada: elas continuam ganhando destaque, oferecendo muitas experiências imersivas. Desde filmes interativos até tours virtuais e experiências em jogos eletrônicos, essas tecnologias estão começando a mexer nas entregas da indústria do entretenimento.

2. Conteúdos interativo: não é de hoje que já estamos experimentando diferentes maneiras de interagir com os conteúdos de entretenimento. Isso acontece quando, por exemplo, podemos escolher uma opção para o desenrolar de uma história.

3. Produção colaborativa: você sabia que a tecnologia está democratizando a produção audiovisual, permitindo que pessoas de diferentes partes do mundo colaborem na criação de conteúdo? Isso mesmo!  Muitas plataformas de criações colaborativas estão surgindo, facilitando a conexão entre criadores e financiadores, resultando em uma maior diversidade de histórias e perspectivas.

X

X

4. Conteúdo em formato vertical: com o aumento do consumo de mídia em dispositivos móveis, o formato vertical está se tornando cada vez mais popular. Essa tendência também é muito impulsionada pelas plataformas como o Instagram e o TikTok.

5. Personalização e recomendação inteligente: você já percebeu que vira e mexe aparecem nas suas redes sugestões de conteúdo bem personalizadas com base nos seus interesses e comportamentos de visualização? Isso significa que os algoritmos de recomendação estão se tornando cada vez mais sofisticados e isso está mudando não apenas o modo como descobrimos e consumimos conteúdo audiovisual, mas também como eles são criados.

6. Produção sustentável: com a crescente conscientização sobre questões ambientais, a indústria audiovisual também está se voltando para práticas de produções mais sustentáveis. Desde a redução do desperdício de energia até o uso de materiais ecológicos, os produtores estão buscando maneiras de minimizar o impacto ambiental de suas produções.

X

Se você gosta de tecnologia e tudo o que envolve esse mundo dos filmes, das telas e das produções de entretenimento, aproveite essas ideias e, também, a oportunidade de fazer um dos nossos cursos gratuitos voltados ao setor audiovisual.

X

O futuro do audiovisual está repleto de possibilidades e você pode aproveitar todas elas para criar experiências significativas na sua carreira profissional. Pense sobre isso. 😉

X

X

Para te dar aquela forcinha a mais como incentivo e inspiração, ainda temos diversos cursos gratuitos voltados à formação básica inicial para o setor do audiovisual.

Dá só uma olhada na lista:

  1. Animação;
  2. Assistente de Câmera e Vídeo;
  3. Assistência de Direção;
  4. Captação de Som;
  5. Direção de Fotografia (aplicações práticas);
  6. Microcinema para Videomaker;
  7. Produção de Figurino;
  8. Produção Executiva;
  9. Produtor de Locação;
  10. Roteiro e Quadro de Produção.

X

X

X

Além disso, também existem muitas outras opções de cursos gratuitos para o setor audiovisual para moradores de algumas cidades específicas pelo estado, como: Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Dois Vizinhos, Guaratuba, Londrina, Paranaguá, Pato Branco, Pinhais, Realeza, São Miguel do Iguaçu e Telêmaco Borba.

Acesse o site sistemafiep.org.br/cursos-audiovisual, confira todas as opções de cursos disponíveis e inscreva-se. Nos vemos na indústria do entretenimento. 😉