Se você quer pertencer a um dos setores mais estratégicos, dinâmicos e competitivos da economia brasileira, o ramo automotivo é uma excelente opção. As oportunidades de trabalho são bem remuneradas e com grandes chances de crescimento.

A demanda dessa área está ligada à estimativa do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. Esse estudo, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país, aponta que, até 2025, o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais. Apenas de nível técnico, a expectativa é que as indústrias precisem de 124,9 mil profissionais.

Uma dessas profissões é a de Técnico em Manutenção Automotiva. Esse profissional responde pela fabricação e reparação de veículos motorizados, como carros, motocicletas, caminhões, ônibus, embarcações, entre outros. Assim, na indústria automotiva, que deve ter uma demanda de 26,8 mil profissionais até 2025, é possível trabalhar em montadoras, concessionárias e revendas, oficinas mecânicas, empresas de vistorias e certificação veicular, de equipamentos, acessórios e peças, e ainda nos setores de instalação e manutenção de dispositivos em veículos automotivos.

Nesse sentido, para auxiliar na sua formação profissional, o Senai Paraná oferece o Curso Técnico em Manutenção Automotiva. Com essa formação, você poderá buscar melhorias quanto às condições gerais de funcionamento e segurança de veículos, partindo dos conhecimentos em comunicação e informática aplicada, diagnósticos avançados, inspeção veicular, manutenção de sistemas automotivos, tapeçaria e vidraçaria, gestão de serviços e projeto de inovação em manutenção automotiva, abordados ao longo do curso.

O Senai Paraná está com as inscrições abertas para o Curso Técnico em Manutenção Automotiva. Para saber as unidades em que o curso é ofertado, clique aqui.

 

Quem já fez o Curso Técnico no Senai sabe que essa é a melhor escolha

“O Senai é referência no mercado automotivo. As empresas buscam dar oportunidades para quem é ou foi aluno do Senai, porque sabem da qualidade do Curso Técnico”, comenta Igor Henrique Marcioli, encarregado de oficina na Nórdica Veículos, concessionária Volvo de Cascavel.

Em 2012, ele ingressou no Técnico em Manutenção Automotiva e logo foi chamado para trabalhar na área. “Na época, eu não trabalhava. Mas foi logo no primeiro ano do curso que consegui um emprego como auxiliar de oficina. Hoje, já em outra empresa, atuo como encarregado”, conta Igor.

Já Rafael Sloboda resolveu empreender. Egresso do Curso Técnico em Manutenção Automotiva, formado em 2015, abriu o próprio negócio seis meses depois. “Eu tinha uma base em eletromecânica e já atuava na área mecânica. Mas o Senai me abriu os olhos para o mercado”, conta o proprietário do Centro Automotivo Sloboda, em Cascavel, especializado em linha automotiva importada.

Segundo ele, foi no Curso Técnico do Senai que ele teve as bases de gestão que possibilitaram a tomada de decisão para empreender. “Meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no Senai, foi sobre rede CAN, que é uma rede inteligente do veículo vinculada com todos os módulos do carro em geral. Agora, a comunicação central dos veículos é um dos principais serviços prestados aqui na minha empresa”, diz.