O mercado da tecnologia está sim em crescimento exponencial. E isso não apenas no Brasil, mas também no mundo.
Para se ter uma ideia, até 2025 a área da Tecnologia da Informação vai demandar mais de 28 mil trabalhadores, seja em formação inicial ou continuada.
Os dados são do “Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025”, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país.
Somente em formação de nível técnico, por exemplo, o estudo aponta que serão necessários mais de de 6 mil trabalhadores para atuar como Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações, considerando demandas por formação inicial ou de aperfeiçoamento.
Já em contexto nacional, um estudo publicado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) aponta que, até 2025, mais de 700 mil novas vagas irão surgir na área da TI.
Em termos de remuneração, o salário médio para o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas é de R$ 5.000,00, dependendo do nível de experiência e formação, segundo sites especializados como o glassdoor, por exemplo.
Além de poder atuar como profissional autônomo, o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas encontra espaço em muitas áreas e setores, como:
- empresas e indústrias de variados portes e segmentos;
- empresas de desenvolvimento de sistemas;
- departamentos de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais;
- startups, fintechs e muito mais.
Com duração de 18 meses (um ano e meio), o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senai Paraná desenvolve no aluno habilidades e competências para trabalhar com o desenvolvimento de sistemas computacionais, na linguagem de programação e análise de dados, além da manutenção de programas de computador.
Em relação ao conteúdo programático, o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas aborda, entre outros pontos, assuntos relacionados à:
- informática aplicada
- lógica de programação
- banco de dados
- programação de aplicativos
- modelagem de sistemas
- desenvolvimento de sistemas
- teste de sistemas
- implantação de sistemas
- manutenção de sistemas e muito mais.
Ver essa foto no Instagram
Formação alinhada às necessidades da indústria
No Senai Paraná os Cursos Técnicos estão diretamente alinhados às demandas da indústria em relação às habilidades e competências mais desejadas.
Além de ser um dos cincos maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos Senai 2021-2023 revelou que 84,4% dos egressos de Cursos Técnicos da instituição estão empregados.
Se você também quer fazer parte desse time de sucesso, saiba que o Senai Paraná está com matrículas abertas.
Descubra qual Curso Técnico do Senai Paraná mais se encaixa no seu perfil e vem estudar com quem mais entende de formação profissional para a indústria. Acesse senaipr.org.br/cursos/tecnicos e inscreva-se!