Você já parou pra pensar na importância da energia elétrica no dia a dia e na vida das pessoas? Já imaginou como hospitais, grandes centros comerciais, portos, indústrias e aeroportos, por exemplos, conseguiriam operar sem energia?

Seja de fontes renováveis ou não, a energia elétrica é fundamental e, assim como ela, fundamental também é o trabalho do Técnico em Eletrotécnica.

Afinal, esse profissional se encaixa em todas as etapas do processo, seja a geração, a transmissão, a distribuição ou o armazenamento da energia.

_Senai_Técnico_Eletrotécnica

No mundo do trabalho, a renda média inicial do Técnico em Eletrotécnica varia de R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00 dependendo do tempo de experiência na área, segundo sites especializados em pesquisas de remuneração, como o glassdoor, por exemplo. Nada mal para quem deseja iniciar uma nova carreira na área, hein?!

A profissão é dinâmica

Para saber trabalhar com o uso eficiente da energia e suas fontes alternativas, o Técnico em Eletrotécnica deve estar atento às mudanças e tendências do setor elétrico.

Podendo atuar desde a instalação de sistemas elétricos e automação industrial, um bom Técnico em Eletrotécnica encontra oportunidades em diferentes áreas e setores, como:

  • empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
  • hidrelétricas, termoelétricas e usinas solares e eólicas;
  • empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos;
  • empresas da construção civil;
  • grupos de pesquisa que desenvolvem projetos na área de sistemas elétricos;
  • laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção;
  • indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos;
  • concessionárias e prestadoras de serviços de telecomunicações;
  • indústrias petrolíferas;
  • indústrias de transformação e extrativa em geral.

A Eletrotécnica dará suporte à indústria 4.0

No Senai Paraná, por exemplo, o Curso Técnico em Eletrotécnica está enraizado na área tecnológica.

_Senai_Técnico_Eletrotécnica

Isso quer dizer que, além de formação mão na massa”, o Técnico em Eletrotécnica formado no Senai Paraná aprende a fazer a gestão e a atualização das operações e sistemas da indústria, já pensando em alternativas viáveis para executar possíveis trocas de equipamentos antigos e planejar sistemas de geração de energia alinhados às novas demandas do setor.

Quem estuda no Senai tem alta empregabilidade

Além de ser um dos cincos maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos Senai 2021-2023 revela que 84,4% dos egressos de Cursos Técnicos da instituição estão empregados.

 Se você também quer fazer parte desse time de sucesso, saiba que o Senai Paraná está com matrículas abertas.

Descubra qual Curso Técnico do Senai Paraná mais se encaixa no seu perfil e vem estudar com quem mais entende de formação profissional para a indústria. Acesse senaipr.org.br/cursos/tecnicos e inscreva-se!