O Senai Paraná oferece cursos que atendam à demanda da indústria. Por meio da orientação de técnicos de ensino qualificados, podem ser realizados treinamentos muito complexos, cumprindo normas específicas e contando com equipamentos adequados. No portfólio da instituição, estão cursos em diversos setores industriais, como automotivo, tecnologia da informação e metalmecânica.
Assim, não é apenas a indústria a beneficiada pela mão de obra qualificada. Os próprios profissionais têm acesso a conhecimentos importantes para a carreira, por meio dos cursos de qualificação e aperfeiçoamento ofertados pelo Senai em todo o Estado.
Um exemplo da qualidade dos cursos ofertados pelo Senai foi o atendimento à solicitação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon Paraná Oeste): a oferta de um curso de Orçamento de Obras, realizado em Foz do Iguaçu. A solicitação foi um desafio, segundo o gerente de Educação, Thiago D’Arisbo. “Como o público de alunos era formado por engenheiros, arquitetos e gestores de construtoras, com grande conhecimento técnico na área de Construção Civil, buscamos uma professora de alto nível e mestre no assunto, que foi escolhida especialmente para atender a esse nível de exigência.”
Para o engenheiro civil José Luiz Parzianello, presidente do Conselho Superior do Sinduscon Paraná Oeste, a presença de engenheiros e arquitetos nivela, por alto, a participação de atores realmente interessados no resultado dos trabalhos e torna mais efetiva a expectativa em torno dos seus êxitos.
Sobre a importância do Senai na região Oeste do Estado, o presidente do Sindicato, Ricardo Lora, aponta que é essencial para o desenvolvimento do setor industrial. “Foz do Iguaçu faz parte de uma região estratégica para o desenvolvimento, não apenas da região Oeste do Paraná, mas de todo o Cone Sul. O Senai, com seu formato inovador de multiplicar o aceso ao conhecimento, torna-se uma ferramenta ainda mais imprescindível”, destaca o engenheiro civil.
Segundo o sócio da empresa Tarobá Construções, e vice-presidente do Sindicato, Renato Pena Camargo, o Senai tem grande reputação no mercado e as formações ofertadas pela instituição despertam o interesse de profissionais e também das empresas. “O peso do Senai em uma formação é muito grande. Sempre buscamos capacitar a nossa equipe e, com essa parceria do Sindicato com o Senai, conseguimos ofertar isso aos nossos funcionários”, diz. Ele ainda destaca que os cursos do Senai fazem toda a diferença na hora de elaborar o currículo e discutir uma contratação, por exemplo. “São fatores levados em consideração no recrutamento profissional.”
Para ele, a capacitação sobre Orçamento de Obras, realizada em Foz do Iguaçu, se encaixa com as necessidades de todas as indústrias do setor. “Orçamento é um pilar na empresa. Se o orçamento está bem feito, o planejamento da obra também fica bem embasado e conseguimos conduzir uma obra com tranquilidade, dentro do que está previsto”, explica.