Segundo dados do Sinpacel, o estado do Paraná detém 21,5% da produção nacional de papel e também 21,5% da produção nacional da celulose para o ano de 2021, e os investimentos no setor estão cada vez maiores.
O Paraná comporta hoje 11% do total nacional de estabelecimentos da atividade de fabricação de celulose, papel e produtos de papel, segundo dados da RAIS 2021 e é nos Campos Gerais que boa parte desse trabalho acontece.
A cidade de Telêmaco Borba abriga a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e é exatamente por isso que lá, o Senai oferta, desde a década de 1970, o Curso Técnico em Celulose e Papel.
No dia 24 de março, das 13h às 17h, 18 egressos da 2ª turma do Curso Técnico em Celulose e Papel do Senai, acompanhados pelo Diretor da Unidade para o ano de 1978, realizam um encontro histórico para falar sobre as oportunidades que o Curso Técnico trouxe a cada um deles.
Para Ivo Soczeki, egresso da Turma de 78, o encontro é uma oportunidade para rever amigos e colegas que fizeram parte da vida profissional ao longo de muitas décadas.
“Esse encontro promove uma experiência única. Além de revermos aqueles que fizeram parte na nossa vida, poderemos conversar com os atuais alunos do Senai, mostrando aos jovens como era o ensino técnico no passado e como a instituição se modernizou acompanhando as tendências e mudanças exigidas pelo mercado”, comenta Ivo que, por 38 anos trabalhou na área do papel e celulose dentro da maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, instalada na cidade.
A coordenador de educação do Senai em Telêmaco Borba, Mirna Terezinha de Oliveira Santiago, destaca que a iniciativa dos egressos da 2ª turma de Técnicos em Celulose e Papel da Unidade Telêmaco Borba, é recebida com imensa satisfação.
“São momentos como esse que nos inferem a certeza de que há 80 anos o Senai está no caminho certo, transformando a vida das pessoas. Expressamos a nossa gratidão à Turma de 78 por escolherem o Senai. Eles fazem parte da nossa história de sucesso”.
LEIA TAMBÉM: Setor industrial é forte no Paraná e boas oportunidades existem para quem busca se manter atualizado
A
unidade do Senai em Telêmaco Borba também está com inscrições abertas para o Curso
Técnico em Celulose e Papel. Com uma área repleta
de oportunidades no segmento industrial, como o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de processamento
para a fabricação de produtos, esse tipo de profissional também pode exercer atividades em indústrias
gráficas e de celulose e papel, além de poder atuar em projetos de reflorestamento e viveiros florestais, desenvolvendo
mudas, clones e sementes.