Querendo ou não, a tecnologia já faz parte das nossas vidas e esse é um caminho sem volta. Desde o simples toque do despertador ao acordar, passando pelos dispositivos de conectividade e meios de transporte, ela faz parte do nosso dia a dia e, sim, devemos aproveitá-la para o nosso melhor.

Se você já parou para pensar em como acontece a materialização de todos esses aparatos tecnológicos e como eles chegam até nós, já deve ter percebido que isso acontece dentro da indústria.

Isso mesmo! É a indústria que se destaca como um dos principais campos de inovação e desenvolvimento nesse cenário de expansão tecnológica.

E essa nova era não apenas transforma os processos de produção, mas também redefine as habilidades e competência técnicas e comportamentais exigidas dos profissionais que atuam nesse ambiente.

E é exatamente por isso que o trabalho do Técnico em Automação Industrial torna-se cada vez mais fundamental, especialmente com a ascensão da Indústria 4.0. Uma indústria impulsionada pela integração de tecnologias, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA), big data, computação em nuvem e robótica avançada.

Ele é responsável por garantir que os processos sejam eficientes, seguros e estejam alinhados com os padrões de qualidade exigidos pela indústria.

No entanto, com a chegada da Indústria 4.0, suas responsabilidades se expandem para além do tradicional.

Confira a lista com mais de 10 lugares para trabalhar com Automação Industrial

Uma das principais características da Indústria 4.0 é a interconexão de dispositivos e sistemas, criando as chamadas “fábricas inteligentes”. Isso significa que máquinas, sensores e softwares são capazes de coletar e compartilhar dados em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e precisa.

E é justamente nesse ponto que o Técnico em Automação Industrial desempenha um papel de destaque, pois ele também é responsável por integrar esses sistemas, garantindo que operem de acordo com o planejado.

Listamos 5 hard skills fundamentais para o Técnico em Automação Industrial na Indústria 4.0

Na era da Indústria 4.0, o Técnico em Automação Industrial deve estar familiarizado com algumas habilidades técnicas fundamentais para realizar suas atividades.

Se você se interessa pela área, confira cinco hard skills para se dar bem nesse mundo do trabalho dentro da Indústria 4.0.

  1. análise de dados;
  2. machine learning;
  3. manufatura aditiva;
  4. capacidade de interpretar grande volume de dados gerados pelos sistemas automatizados;
  5. capacidade de utilizar ferramentas de análise para identificar padrões e tendências que possam otimizar ainda mais os processos de produção.

 

Na Automação Industrial, a segurança de dados também vem em primeiro lugar

Outro aspecto importante é a segurança cibernética. Com a crescente conectividade entre os dispositivos industriais, as preocupações com a segurança de dados e sistemas tornam-se prementes.

Por esse motivo, o Técnico em Automação Industrial também deve estar atento aos cenários de ameaças cibernéticas para implementar, em parceria com outras áreas da indústria, medidas robustas de proteção de dados e operação.

A experiência desse profissional é fundamental para impulsionar a inovação e a eficiência nas fábricas do presente, rumo ao futuro. No entanto, para enfrentar os desafios e oportunidades, é sempre importante adquirir novas habilidades e se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas que estão por vir.

Se você gosta de tecnologia, IoT, computação em nuvem e IA e gostaria de iniciar uma carreira na indústria, o Curso Técnico em Automação Industrial pode ser ideal para você.

No Senai Paraná, por exemplo, existem opções tanto no formato presencial quanto EaD (educação a distância).

Estudar no Senai é estudar em um dos cincos maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina além de ser sinônimo de empregabilidade.

Segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos Senai 2021-2023, 84,4% dos egressos de Cursos Técnicos da instituição estão empregados.

Se você gosta dessa ideia e quer fazer parte desse mundo de sucesso, conheça as diferentes opções de Cursos Técnicos que o Senai oferece e aproveite. As matrículas estão abertas. 😉

Conheça outros textos da série “Futuro das Profissões”: