Aos 24 anos, Alice Mazuchin Pereira de Souza é hoje um exemplo de como a educação técnica do Senai pode transformar vidas e abrir portas no mundo do trabalho e na indústria.

Formada no Curso Técnico em Vestuário pelo Senai em Londrina, Alice, que hoje está muito bem colocada no mercado da moda, se destacou não apenas em sala de aula, mas também em competições como a WorldSkills – maior olimpíada de profissões de nível técnico do mundo, onde conquistou medalha de ouro na etapa estadual em 2022 e alcançou o 4º lugar na etapa nacional.

Ainda enquanto estudava, Alice já estava entre os melhores profissionais de nível técnico não apenas do Paraná, mas também do Brasil.

X

X

“Fui chamada para competir porque tinha boas notas e perfil de competidora. Ganhei a medalha de ouro no estadual e fiquei em 4º lugar no nacional. Essa experiência me ensinou muito sobre resiliência, trabalho sob pressão e comunicação”, conta.

Atualmente, Alice trabalha em uma multinacional do mercado de luxo na moda. “É incrível estar em uma empresa desse porte. É um mercado muito interessante para crescer e onde posso aplicar tudo o que aprendi no Senai.”

X

Técnico em Vestuário: o que faz e quanto ganha?

X

Experiência transformadora

Ela chegou ao Senai aos 18 anos, incentivada pelo pai. “Ele sugeriu que eu fizesse um curso técnico para conhecer mais a área da moda antes de entrar na faculdade. Foi uma ideia muito boa, porque em dois anos eu consegui entender se eu realmente gostava da área e me preparar para o mercado,” conta.

Ao longo de dois anos no Curso Técnico em Vestuário no Senai em Londrina, Alice mergulhou em uma formação que uniu teoria e prática e, ao final, estava pronta para encarar os desafios da profissão.

X

“Aprendemos desde comunicação oral e escrita, história da moda e desenho técnico, até corte, costura e modelagem. Foi uma preparação completa para a indústria”, explica Alice.

X

Alice conta que desde o segundo mês de aula já sentia que havia encontrado seu lugar. “Foram dois anos muito prazerosos. Eu gostava do que fazia e via sentido em tudo que aprendia. Isso me dava satisfação e vontade de ir ao Senai todos os dias”, relembra.

X

X

“Hoje, vejo que o conhecimento técnico me colocou à frente de muitas pessoas. Eu já entrei no mercado preparada, enquanto outros precisam aprender do zero dentro da empresa. O Senai me deu essa base,” afirma.

X

Uma opção prática e eficaz

Apesar de inicialmente pensar em cursar uma faculdade, Alice lembra que optou por não seguir o bacharelado, pois quando foi realizar a sua inscrição no ensino superior percebeu que já poderia eliminar muitas matérias, principalmente as práticas. “Eu já tinha aprendido muito no curso técnico e, no mercado de trabalho, o prático é mais relevante que o teórico. Por isso Decidi continuar minha carreira com a formação que o Senai me deu”, explica.

X

Série futuro das profissões: como fica o trabalho do Técnico em Vestuário com a Indústria 4.0

X

Inspiração para outros jovens

Para Alice, o Senai foi mais do que uma instituição de ensino; foi uma base para sua formação profissional e pessoal e é exatamente por esse motivo que ela incentiva outros jovens a seguirem o mesmo caminho.

X

X

“Se você não sabe para onde vai, o Senai pode te dar uma base profissional e ajudar você a encontrar sua área. É uma experiência que eu recomendo para todo mundo”

Eu sou quem eu sou por conta do Senai, pelas pessoas que conheci e pelo networking que fiz lá dentro. O Senai é parte da minha história”

X

Você também pode! A sua carreira começa AGORA!

Se você, assim como a Alice, também gosta de moda, saiba que você também pode começar AGORA e construir a sua carreira nesse mercado.

Para muitos, o primeiro passo começa AGORA, com um pé no Senai. Por isso, acesse senaipr.org.br/cursos e confira todas as opções de Cursos Técnicos e de Qualificação que o Senai pode oferecer para você. Nos vemos na indústria. 😉