Para que os alimentos cheguem à mesa dos consumidores com segurança e qualidade, um profissional é muito importante: o Técnico em Alimentos. É ele quem planeja o trabalho de processamento e conservação das matérias-primas e realiza análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.
O Técnico em Alimentos é aquele profissional que atua no controle da higienização das indústrias alimentícias e também pensa em um futuro sustentável, desenvolvendo produtos inovadores para o setor. Se essa área te interessa, o Curso Técnico em Alimentos foi feito para você!
Mas o que faz um Técnico em Alimentos?
O Técnico em Alimentos pode atuar no planejamento, execução, orientação e supervisão de diferentes processos industriais. Veja algumas das atividades desse profissional:
- Processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais;
- Auxílio no planejamento, na coordenação e no controle de atividades do setor;
- Promoção da sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas;
- Controle e correção de desvios nos processos manuais e automatizados;
- Acompanhamento da compra e manutenção de equipamentos;
- Participação no desenvolvimento de novos produtos e processos.
Veja alguns dos lugares para se trabalhar como Técnico em Alimentos
O Técnico em Alimentos é figura fundamental quando o assunto é segurança alimentar. Confira onde estão algumas oportunidades voltadas a esse profissional:
- Indústrias e agroindústrias de alimentos e bebidas;
- Indústria de insumos para processos e produtos;
- Laboratórios de análises laboratoriais e controle de qualidade;
- Empresas de logística e distribuição de alimentos.
Quanto ganha um Técnico em Alimentos?
O salário de um Técnico em Alimentos depende de muitos fatores, como níveis de exigência para a função, tempo de atuação na área, empresa em que está inserido, entre outros. No entanto, segundo o site especializado Glassdoor, o salário pode variar entre R$ 4.400,00 a R$ 6.800,00. Seu olho brilhou, não é mesmo?
Descubra o que se aprende no Curso Técnico em Alimentos
Com duração de 2 anos, e disponível para Educação a Distância (EaD), o Curso Técnico em Alimentos trabalha muitos assuntos durante a formação. Veja alguns:
- Análises de Alimentos
- Desenvolvimento de Projetos
- Fundamentos de Qualidade e Segurança na Produção de Alimentos
- Planejamento e Gestão da Produção
- Princípios de Tecnologia de Alimentos
- Sistemas de Gestão
- Técnicas de Comunicação e Informação
- Tecnologia e Processamento de Alimentos
Senai está entre os cincos maiores complexos de educação profissional do mundo
O Senai é um dos cincos maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Além disso, a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos Senai 2021-2023 revelou que 84,4% dos egressos de Cursos Técnicos da instituição estão empregados.
Se você também quer fazer parte desse time de sucesso, saiba que o Senai Paraná está com matrículas abertas.
Descubra qual Curso Técnico do Senai Paraná mais se encaixa no seu perfil e vem estudar com quem mais entende de formação profissional para a indústria. Acesse senaipr.org.br/cursos/tecnicos e inscreva-se!