Em uma parceria inédita, a fábrica de automóveis da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR) e a unidade Afonso Pena do Senai Paraná, ambos na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), inauguraram o primeiro Centro de Desenvolvimento Técnico paranaense para ensino de Aprendizagem Técnica Profissional em Mecatrônica e Administração. 

O centro de ensino foi instalado dentro da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais. Com duração de dois anos e formação de nível técnico, a iniciativa vai beneficiar 43 jovens, sendo 23 no programa de Aprendizagem Técnica em Mecatrônica e 20 no programa de Aprendizagem Técnica em Administração.

Da esquerda para a direita: Simone Parnes, gerente de vendas no Sistema Fiep para RMC; Cesar Drazul, Plant Manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais; Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, gerente de educação e negócios no Sistema Fiep; Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul; Stephanie Freires Bastos, gerente de educação e negócios no Sistema Fiep para RMC; e Anderson Araújo, gerente de RH da Volkswagen em São José dos Pinhais. (foto: Joel Rocha)

Para Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, essa inauguração representa a forte parceria entre a Volkswagen e Senai.

“Neste ano, completamos 50 anos de colaboração com o Senai. Celebrar este marco inaugurando o Centro de Desenvolvimento Técnico dentro da nossa fábrica de São José dos Pinhais é muito especial. Eu também sou ex-aluno do Senai e posso dizer que, mais do que um ambiente de aprendizagem profissional, passar por um programa como esse é uma transformação de vida”, afirma Douglas.   

“Este é o futuro paranaense e da nossa indústria. Muitos que estão aqui na Volkswagen hoje, começaram pelo programa de Aprendizagem Técnica Profissional do Senai. Termos este Centro de Desenvolvimento Técnico dentro da fábrica é uma grande alegria para nós. Estamos muito animados em construir esse futuro junto dos nossos aprendizes, e em incentivar o potencial de cada um deles”, diz Cesar Drazul, plant manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais. 

“O nosso propósito é servir a indústria. A Volkswagen é uma instituição parceira e, para nós, é um privilégio e motivo de grande orgulho estarmos presentes dentro da indústria, apoiando e fazendo com que o conhecimento seja compartilhado, cumprindo a missão de formar estes jovens profissionais”, diz Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, gerente de Educação e Negócios no Sistema Fiep. “Estamos aqui para caminhar lado a lado, entregando soluções educacionais alinhadas aos verdadeiros anseios da indústria”, completa.   

(foto: Joel Rocha)

Para integrar ainda mais o conceito sala de aula e laboratórios com a prática, o espaço foi estruturado com os mesmos componentes tecnológicos que os Jovens Aprendizes encontram nas linhas de produção.

Para Jailson Backes, que ajudou a montar o Centro de Treinamento, ver a estrutura pronta é motivo de orgulho. “É gratificante saber que os materiais de uma linha de produção serão utilizados por esses jovens para aprenderem um novo ofício. Eu achei muito bacana esse projeto e me sinto muito feliz em ver tudo isso pronto”, diz Jailson, que é egresso de 1988 do Senai Paraná em Pato Branco, atualmente trabalha como eletricista do setor da estamparia da fábrica e foi um dos muitos funcionários que trabalharam no canteiro de obras de construção da montadora em São José dos Pinhais. 

(foto: Joel Rocha)

(foto: Joel Rocha)

Por se tratar de um Programa de Aprendizagem, no período da manhã os alunos desempenham atividades profissionais dentro da indústria, relacionadas a sua área de formação, e, no período da tarde, participam de aulas teóricas e práticas dentro do Centro de Desenvolvimento Técnico. 

“Os nossos alunos terão acesso a tecnologias que, sem sobra de dúvidas, farão a diferença na formação profissional, não apenas do ponto de vista metodológico e prático, mas também de segurança, principalmente quando se trabalha em ambiente industrial”, diz Celso Wolski, técnico de ensino para os Cursos Técnicos de Automação e Mecatrônica na unidade Afonso Pena do Senai Paraná, em São José dos Pinhais. “Além disso, o corpo técnico da indústria está trabalhando ativamente em parceria com nosso corpo docente para entregarmos a melhor formação profissional de nível técnico para esses alunos e com toda certeza teremos um resultado de excelência na formação desses jovens profissionais”, acrescenta. 

Inspirados em seguir carreira como seus pais, aprendizes passaram por rigoroso processo seletivo e têm a chance do primeiro emprego 

A escolha dos 43 aprendizes foi definida por meio de processo seletivo, o que garante que todos estejam engajados e preparados para os desafios dos dois próximos anos e também para buscar o mesmo caminho de algum membro da família que já trabalha na empresa. 

(foto: Joel Rocha)

“Foi muito gratificante quando eu vi meu nome na lista de aprovados e isso foi motivo de orgulho para toda a minha família. Meu pai é a minha maior inspiração. Ele está há 23 anos aqui na Volkswagen e sempre me ensinou muito sobre o setor automotivo. Eu sempre gostei muito disso, por isso escolhi a mecatrônica. Quero aproveitar ao máximo esse curso e as aulas, fazer uma faculdade e seguir carreira como meu pai”, diz Gabriela Furtado, 20 anos, aprovada no programa de Aprendizagem Técnica em Mecatrônica.  

(foto: Joel Rocha)

“Foi muito emocionante quando vi meu nome entre os aprovados. Ver meu pai trabalhando aqui sempre foi uma inspiração para mim e eu sempre quis fazer parte disso também. Meus pais ficaram muito orgulhosos. Quero aprender muito e me esforçar ao máximo para fazer valer essa grande oportunidade”, conta Juan Felipe Moreira de Assis, 16 anos, aprovado no programa de Aprendizagem Técnica em Administração.