Importante: A metodologia de comparação utilizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) representa um novo formato de abordagem, fundamentada em dados coletados do eSocial e da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de 2022 para os relatórios do primeiro semestre e em dados de 2023 para os relatórios do segundo semestre. A divulgação destes dados segue estritamente o cumprimento da legislação (Lei 14.611/2023).
Esclarecemos que as diferenças que possam aparecer em alguns indicadores, não refletem necessariamente disparidades diretas entre os salários de homens e mulheres, pois desconsideraram critérios previstos em lei ou em Planos de Cargos como experiência, níveis de cargo e formação acadêmica.
Atualmente, estamos em processo de análise desses resultados, focando na compreensão detalhada dos pontos específicos dos cálculos realizados pelo MTE. Além disso, já solicitamos, por meio de pedido administrativo, um esclarecimento adicional sobre os dados utilizados na elaboração dos cálculos.