Tão especiais quanto nossos programas só mesmo as pessoas que eles atendem. Foi com esse pensamento que surgiu o Programa Senai de Ações Inclusivas - PSAI, uma iniciativa que integra no mercado de trabalho pessoas que por algum motivo não tiveram essa oportunidade, seja por conta das diferenças ou por preconceito. E a preocupação com a inclusão no Senai não é de hoje.
O PSAI, lançado em 2009, tem como objetivo:
O PSAI é desenvolvido levando em consideração os aspectos legais do Decreto 3.298/99, que ratifica a Lei 7.853//89, amparando a necessidade de contratação pela indústria, capacitando e preparando essa clientela.
Outra legislação que apoia o Programa é o Decreto 5.598, que regulamenta a contratação de aprendizes com deficiência, sem limite máximo de idade. Esse decreto amplia significativamente a oportunidade de pessoas com deficiência participarem de capacitações nessa modalidade, de maior relevância para o SENAI.
Recentemente lançada, a Lei 13.146/15 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que congrega toda a legislação até então existente para pessoas com deficiência, de forma a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da PcD.
O Senai corrobora com toda a legislação vigente e, com o Programa Senai de Ações Inclusivas - PSAI, proporciona uma educação profissional comprometida com a diversidade, preservando a qualidade dos seus serviços.