Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.






Fomentar novas ideias, desenvolver tecnologias e otimizar a segurança da operação ferroviária no Paraná. A Rumo e o Senai assinaram nesta segunda-feira (25), um termo de Cooperação Tecnológica com o objetivo de realizar uma série de ações dentro do novo complexo no Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas (ISI-EE), em Maringá, Paraná. O Instituto estará em plena capacidade no segundo semestre de 2019, terá aporte financeiro superior a R$ 40 milhões.
A parceria estabelece a elaboração, em conjunto, de projetos de pesquisa, desenvolvimento e Inovação (PD&I) com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do modal ferroviário no Brasil.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Rumo, Roberto Rúbio Potzmann, a formalização da parceria é fundamental para estreitar as recentes discussões sobre os investimentos no transporte de cargas pelos trilhos. ?O objetivo é desenvolver soluções que otimizem os custos da operação ferroviária e contribuam para o desenvolvimento do modal no Paraná e nos outros cinco estados em que a companhia circula?, afirma.
A concessionária contará com um laboratório exclusivo no ISI-EE. O local será utilizado para o desenvolvimento de vagões mais leves, técnicas inovadoras em obras civis ferroviárias, projeção dinâmica de traçados, homologação e rating de fornecedores, transferência de tecnologia para o desenvolvimento de fornecedores locais, entre outros.
?O trem ainda tem sua imagem vinculada à primeira revolução industrial. Agora, mais de 200 anos depois, estamos falando da Indústria 4.0 e das transformações constantes no setor?, destaca Potzmann.
A estrutura do Senai pretende fortalecer o relacionamento da indústria paranaense com a pesquisa aplicada, através também de parcerias com universidades e startups. ?O ISI em Engenharia de Estruturas será uma referência não somente para a engenharia ferroviária, mas para todas as indústrias que buscam soluções inovadoras no seu modelo de negócio?, destaca o diretor Regional do Senai, José Antonio Fares.
O ISI-EE terá laboratórios de realidade virtual, simulação computacional, materiais compósitos, cimentícios e madeira, ensaios dinâmicos de grandes estruturas, técnicas ópticas e laser para avaliação e deformação e vibração, além de vários equipamentos de instrumentação para aquisição de dados em campo, para atender às mais diversas demandas da área de estruturas.
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. Sua base de ativos inclui uma rede ferroviária formada por quatro concessões que totalizam mais de 12 mil km de linhas férreas, 1.000 locomotivas e 25.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento.
Conteúdos Relacionados
![]() |
|
![]() |
"Conte com o Senai" leva o desafio das indústrias para as salas de aulas dos cursos técnicos |
![]() |
|