Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




29/10/2015 - Atualizado em 18/07/2016

Histórico S3IE

1º Seminário Internacional de Inovação Industrial em Eletroquímica

16 a 17 de Setembro de 2013
Número de Participantes: 355

O SENAI do Paraná promoveu nos dias 16 e 17 de setembro de 2013 em Curitiba-PR, o primeiro Seminário Internacional de Inovação Industrial em Eletroquímica, que fez parte do lançamento do Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica (ISI Eletroquímica) do Brasil, o primeiro Instituto SENAI de Inovação criado no Brasil. A motivação do evento foi disseminar e consolidar a cultura da inovação na Indústria Brasileira e, ao mesmo tempo sensibilizar as indústrias para que a inovação seja uma prática constante em seus diferentes segmentos de atuação, sendo a Eletroquímica um indutor neste processo, dado a sua penetração em todos os segmentos industriais.

Durante o seminário foram apresentadas palestras de empresas mostrando os casos de projetos realizados com as universidades e de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais que realizam a pesquisa aplicada em Eletroquímica.

Os participantes do I S3iE tinham perfil acadêmico, empresarial e de órgãos públicos. Foram vários professores e alunos de Universidades Federais, como UFPR; UFPA e UFSCa, professores e alunos de Universidades Estaduais do Paraná como UEPG e UTFPR. O evento também teve uma grande presença de participantes do segmento industrial de diversos setores como automotivo, tintas, dentre outros, sendo de vários níveis, desde gerentes de unidades de processos como diretores e profissionais da área de pesquisa das empresas.

Durante o seminário foram apresentadas palestras de empresas mostrando os casos de projetos realizados com as universidades e de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais que realizam a pesquisa aplicada em Eletroquímica. Os temas relevantes foram desde a corrosão, a proteção contra a corrosão por meio da pintura industrial, passando pela eletroquímica em biomateriais na indústria de implantes ortopédicos e do setor de papel e celulose assim como o setor de galvanoplastia. Outros temas importantes foram abordados, como a tecnologia de veículos elétricos, com um estudo de caso dos ônibus Volvo que circulam por Curitiba.

Também foram abordados temas relacionados com processos bioletroquímicos, como a eletroquímica de biosensores e a eletroquímica de bioreatores para produção de micro-organismos para processos de aceleração de fermentação. Foi o primeiro evento na área de Eletroquímica direcionado exclusivamente na interação entre a pesquisa e a sua aplicação no setor industrial e seus resultados.

Foi uma excelente oportunidade de apresentar vários estudos de casos onde ficou evidente que o investimento em pesquisa aplicada pelos empresários é uma forma de alavancar o desenvolvimento de novos produtos e processos aliando novas tecnologias e a inovação industrial. A aproximação entre os profissionais da indústria com os pesquisadores de universidades e Centros de Pesquisa é fundamental para disseminar a interação indústria/pesquisa e os benefícios gerados em seus processos e produtos do ponto de vista da inovação relacionada ao tema Eletroquímica e suas derivações na área de materiais e processos.

A dinâmica do evento foi coordenada de modo a garantir debates num ambiente estimulante, inspirador e inovador e ao mesmo tempo estreitar a relação indústria/grupos de pesquisa aplicada, para que possam atuar de forma coordenada nos processos de inovação e tecnologia, contribuindo para o crescimento industrial nacional.

Confira fotos da 1ª edição do S3IE em 2013.