Para desenvolver a criatividade nos estudantes e professores do Senai no Paraná, a instituição promove um Grand Prix Senai de Inovação com desafios relacionados à pandemia da COVID-19. “Temos como objetivo mobilizar os alunos e docentes durante este momento de crise sanitária. Assim, eles podem continuar se desenvolvendo e se reafirmando como agentes propulsores de inovação, de soluções e alternativas que podem colaborar para a sociedade”, afirma Giovana Chimentão Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep.
Os alunos são desafiados com três questionamentos: Como estudar ou não perder o rítmo dos estudos enquanto passamos por uma pandemia? Como ter uma indústria sem contaminação e sem perder sua produtividade num período de pandemia? Como manter o ambiente saudável, enquanto passamos pela pandemia? Já os instrutores, devem inscrever projetos relacionados a pergunta: Que ferramentas educacionais inovadoras podem ser utilizadas em tempos de pandemia?
Giovana explica que, além de manter os estudantes e profissionais ativos dentro de casa, é uma ótima oportunidade de desenvolver outras habilidades, como as softskills. “Este tipo de desafio colabora para que alunos desenvolvam características exigidas pelo mercado de trabalho, como capacidade para resolver problemas, para encontrar alternativas em momentos difíceis, promove a capacidade imaginativa, a intuição exponencial e o trabalho em equipe.”
De forma totalmente virtual, alunos de unidades diferentes, seja de qualificação, técnico de nível meedio, graduação tecnológica e de bacharelado, podem formar equipes de, no mínimo, três pessoas e um orientador. Os projetos podem ser submetidos até o dia 10 de abril, na plataforma da Saga Senai de Inovação. As três melhores equipes serão premiadas. “Esse evento educacional objetiva movimentar os alunos para que desenvolvam essa intuição exponencial para mudar o futuro”, conclui Giovana.
Serviço:
Grand Prix de Inovação
Inscrições pelo site até 10 de abril
Videoconferência de divulgação do resultado: de 20 a 23 de abril
plataforma.sagainovacao.senai.br
SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o foment
o de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.