Parque Tecnológico da Indústria recebe comitiva de Portugal para fortalecer parceria entre ecossistemas de inovação

Notícias29/05/2024
O desenvolvimento de novas tecnologias para fortalecer a competitividade industrial foram algumas das pautas discutidas durante o encontro
Imagem sobre Parque Tecnológico da Indústria recebe comitiva de Portugal para fortalecer parceria entre ecossistemas de inovação

Na última quinta-feira, 23 de maio, a gerência de Relações Internacionais do Sistema Fiep, recebeu no Parque Tecnológico da Indústria uma comitiva do município de Oeiras, Portugal, em evento que teve como um dos principais objetivos, fortalecer os interesses em inovação e tecnologia entre os dois países. 

A delegação, liderada pelo Secretário de Educação, Ciência e Inovação, Pedro Patacho, foi acompanhada pelas diretoras Silvia Breu, do Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida, e de Maria Paula Rodrigues, do Departamento de Educação. Durante o encontro, a comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto as iniciativas do Senai Paraná com relação à mobilidade

 

Internacionalização e conexão 

Embora o município de Oeiras seja pequeno, ele possui um dinâmico ecossistema de inovação e criatividade que abriga mais de 25 mil empresas e concentra seus esforços de desenvolvimento em setores como biotecnologia, investigação agrária e mobilidade. Ou seja, setores correlatos aos interesses do Paraná e do Sistema Fiep.

Durante a visita, foram discutidas oportunidades de intercâmbio de conhecimento e projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de iniciativas de cooperação com o Habitat Corporate e Educação Profissional. 

A internacionalização e a conexão com as melhores práticas globais são essenciais para o Parque Tecnológico da Indústria que busca criar, desenvolver e atrair novas tecnologias para fortalecer a competitividade industrial e desenvolver uma nova cadeia industrial com base tecnológica. Para isso, as iniciativas de cooperação da Gerência de Relações Internacionais têm sido imprescindíveis. De acordo com o reporte da equipe que acompanhou a visita, o encontro ficou marcado pelo interesse da comitiva no Parque Tecnológico da Indústria e na Aceleradora Habitat Senai, reconhecida por suas startups inovadoras, como a SafetyTec e a Kinenbot.

 A comitiva de Oeiras também apresentou o TagusPark, um parque tecnológico que abriga mais de 150 instituições e empresas, e discutiu o esforço de internacionalização da marca Oeiras Valley, visando atrair investimentos globais. O encontro marca um passo significativo para ambos os países, promovendo a colaboração e o avanço mútuo no cenário tecnológico e industrial.