Senai Paraná e Prefeitura de Maringá conquistam Prêmio Inova Maringá
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Obras Públicas (SEMOP), foi reconhecida no Prêmio Inova Maringá, promovido pela AMTECH (PMM) em parceria com o Sicredi Dexis. O projeto de Implementação da Metodologia BIM (Building Information Modeling), realizado em colaboração com o Senai Paraná, recebeu destaque na categoria Organizações Públicas e Secretarias Municipais.
O prêmio tem como objetivo valorizar iniciativas inovadoras de organizações públicas e privadas de Maringá, reconhecendo esforços que transformam práticas e promovem resultados significativos para a comunidade.
“Desde o início da consultoria técnica do Senai ficamos cientes do grande potencial que essa tecnologia traria para nossas obras públicas e como ela se encaixava perfeitamente na necessidade de modernizar e otimizar nossos projetos”, afirma Valdir Ribeiro Junior, diretor de Projetos de Obras Públicas do Núcleo BIM da Prefeitura Municipal de Maringá.
Sobre o projeto premiado
Em 2024, a SEMOP firmou um contrato com o Senai Paraná para consultoria especializada na implementação do BIM, metodologia que moderniza e integra processos de construção civil, garantindo maior eficiência e qualidade. Com previsão de término em 2025, o projeto inclui:
- Diagnóstico de maturidade BIM na secretaria;
- Nivelamento de conhecimento da equipe sobre conceitos e aplicações do BIM;
- Criação de documentação e padrões alinhados às normas vigentes;
- Acompanhamento de projetos-piloto em BIM para edificações e infraestrutura.
Atualmente, a consultoria está na primeira prova de conceito para edificações. O comprometimento dos membros do núcleo BIM da SEMOP foi apontado como um fator decisivo para a conquista do prêmio, evidenciando o avanço e a dedicação da equipe no processo de transformação digital.
Reconhecimento que inspira
Para Valdir, do Núcleo BIM da Prefeitura Municipal de Maringá, a experiência de implementar a metodologia na tem sido um marco significativo para o aprimoramento dos processos e a gestão eficiente dos recursos públicos.
“O Senai não apenas nos ajudou a entender as especificidades do BIM, mas também nos orientou na criação de um plano de implementação detalhado e na padronização dos documentos necessários para que a metodologia fosse aplicada de forma eficaz e em conformidade com as novas exigências para contratações de obras públicas”, diz. “A mentoria tem ajudado a capacitar nossos engenheiros e arquitetos, que são os profissionais responsáveis pela elaboração, fiscalização e padronização dos projetos de obras públicas no município. A partir dessa capacitação, esperamos alcançar uma melhor compatibilidade nos projetos, melhor planejamento e, principalmente, a redução de imprevistos durante a execução das obras”, completa.
O Senai Paraná, por meio de seu Centro de Referência BIM no Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, reafirma seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável, colaborando para que organizações públicas e privadas avancem na adoção de tecnologias de ponta.
A conquista no Prêmio Inova Maringá reforça o impacto positivo da parceria entre o Senai Paraná e a Prefeitura de Maringá, consolidando o BIM como uma solução estratégica para a gestão eficiente de obras públicas e para o avanço da cidade no cenário da inovação.
“Estamos confiantes de que essa iniciativa é apenas o começo de uma jornada de constante evolução, com impactos positivos para a sociedade, que verá obras mais eficientes, com menos custos e mais duradouras, e um uso mais inteligente dos recursos públicos. A experiência tem sido, sem dúvida, transformadora, e estamos preparados para o futuro da construção pública, mais moderna e mais integrada”, finaliza Valdir.
Para saber mais acesse aqui.