Chamada Sesi ESG beneficia indústrias paranaenses
Por conta dos desafios relacionados à sustentabilidade, o conceito ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em português) está cada vez mais em ascensão. Responsabilidade, transparência e a maneira como as empresas interagem com o meio ambiente têm sido cada vez mais levado em consideração pelos clientes e consumidores.
Para se ter uma ideia da importância do tema, um estudo realizado pela Bloomberg Intelligence aponta que os ativos globais ligados à agenda ESG devem ultrapassar US$ 53 trilhões até 2025. Isso só mostra o quanto houve um aumento significativo na conscientização sobre questões sociais, ambientais e de governança.
Considerando isso, o Serviço Social da Indústria - Sesi Paraná, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai Paraná, convidam as indústrias paranaenses a se inscreverem na Chamada Sesi ESG, que tem como objetivo desmistificar o tema e direcionar iniciativas, processos e projetos sustentáveis que podem ser implementados.
Planos de ações
A empresa Irthá Serviços e Obras participou da Mentoria ESG em 2023. Durante o processo, documentos foram analisados, colaboradores passaram por uma capacitação ESG e, após isso, foi realizado o preenchimento do diagnóstico, que sinaliza o nível de maturidade em sustentabilidade da empresa.
De acordo com André Veiga, engenheiro de qualidade na Irthá Serviços e Obras, durante a avaliação dos indicadores a empresa contou com a participação de gestores de diversos departamentos para responder o diagnóstico e chegar a um denominador comum.
“Escolhemos sustentabilidade e o impacto na comunidade local. Na verdade, identificamos os principais pontos que necessitavam de melhoria e traçamos planos de ações bem factíveis para aplicação dos indicadores", afirma. Ainda segundo o profissional, “a mentoria foi muito importante para a cultura da empresa porque trouxe várias pautas novas que resultaram em insights para os colaboradores”, finaliza.
Como funciona a Chamada Sesi ESG?
Na primeira fase, empresas com CNAE industrial paranaense passam pela Mentoria ESG, com capacitação, diagnóstico e mapeamento dos indicadores a serem potencializados por meio de ferramentas Lean.
Na segunda fase, ideias de novas tecnologias ou produtos que surgirem na primeira fase, podem ser inscritas para serem desenvolvidas com o apoio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação.
Quais são os principais benefícios?
- Implementação de boas práticas de sustentabilidade nas indústrias atendidas;
- Implementação de ferramentas de Lean Manufacturing com foco em sustentabilidade;
- Impactos socioambientais positivos (a partir dos indicadores implementados na empresa);
- Aumento do valor agregado de produtos e serviços;
- Melhoria na gestão de risco;
- Uso sustentável dos recursos naturais;
- Eficiência operacional e na cadeia de valor;
- Melhora da reputação e credibilidade da empresa frente à clientes e stakeholders;
- Reconhecimento de práticas de sustentabilidade por meio do Selo Sesi ESG.
Saiba mais em www.sesipr.org.br/chamadasesiesg.