Conheça as novas tendências para a Construção Civil em 2023
O setor da construção civil teve grande crescimento em 2022 e a tendência é de um mercado reaquecido, com projeção de expansão este ano. O aquecimento do mercado da construção vem seguido pela retomada de grandes obras, otimização de processos, redução de custos e construções mais eficientes.
Além disso, o setor tem como objetivo reduzir a emissão de CO2, conforme a meta estabelecida pela Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança no Clima (COP26), de 2021. Portanto, o foco está no desenvolvimento de novos materiais sustentáveis visando a redução do uso de cimento Portland e, também, na construção off-site com objetivo de obras mais rápidas e sustentáveis.
Com base nesses dados, apresentamos as tendências para a construção civil para o ano de 2023:
Materiais Inteligentes:
O processo de fabricação do cimento Portland, utilizado como aglomerante no concreto, libera gases nocivos para o meio ambiente, contribuindo para o aumento do efeito estufa.
Pensando nisso, as empresas estão interessadas em substituir parte ou toda a quantidade de cimento utilizada para a produção de concreto visando a redução da emissão de CO2.
Estudos estão sendo realizados utilizando materiais sustentáveis como as fibras, cascas e cinzas de materiais orgânicos com o objetivo de um concreto com resistência igual ou superior à de um concreto tradicional, mas enfatizando a sustentabilidade.
O foco também está na utilização de grafeno, um dos materiais mais fortes e leves, na produção do concreto. Sua aplicação tem o propósito de reduzir a pegada de carbono e a quantidade de aço utilizada durante a construção, aumentar a resistência, a permeabilidade e durabilidade do produto-final, auxiliar no isolamento térmico e produzir paredes mais finas.
Construções Off-site:
O termo off-site significa fora do local, ou seja, nesse tipo de construção, todo ou grande parte do processo construtivo ocorre fora do canteiro de obras, sendo realizado geralmente em fábricas. Após o processo de fabricação dos módulos é transportado para a obra para a sua instalação.
Segundo o estudo da Markets and Markets, o crescimento deste tipo de construção se dá devido à redução de 30% a 50% do tempo do processo construtivo, além da redução do gasto com materiais, do maior controle tecnológico com utilização de materiais de alto desempenho, da maior segurança do canteiro de obras e principalmente pela redução do impacto ambiental.
Lean Construction:
Visando a redução de custos e gastos em obras, temos o Lean Construction (“construção enxuta”) este é o processo que tem como base a redução de desperdícios em obras com logística e processos com demora ou falha e aumento da produtividade.
O Lean Construction utiliza ferramentas para melhorias no planejamento de canteiro e execução das obras, revendo rotas, diminuindo a movimentação de materiais e identificando os mesmos, agilizando processos e tornando o ambiente de trabalho mais eficiente.
A integração do Lean + BIM, principalmente no canteiro de obras, pode trazer ótimos benefícios à execução da obra, pois permite que sejam importadas informações importantes dos projetos para a elaboração do cronograma físico-financeiro da obra e seu acompanhamento (ferramenta de grande importância para aplicação do Lean).
BIM:
A tecnologia BIM (Building Information Model) tem como principal objetivo a compatibilização de informações e projetos, tornando o processo mais rápido, prático, evitando erros e retrabalhos à medida que cada etapa é planejada.
Na representação visual, ao se projetar em 2D, o software já realiza as alterações em 3D, tornando a visualização mais didática e assertiva, além de auxiliar com quantitativos e relatórios em cronogramas de obra.
BIM na OBRA
Há grande interesse e necessidade de aperfeiçoar processos e alcançar a excelência do uso da modelagem da informação da construção BIM levando essa inovação para dentro dos canteiros de obras. O desafio é a quebra no fluxo de informações entre escritório e obra que ainda se faz presente e, como consequência direta desse fato, oportunidades de ganho de eficiência na obra ainda não estão sendo alcançadas.
O desenvolvimento de padrões e modelos BIM com uso específico para obra, o acompanhamento de atividades do canteiro lançando desses modelos e das tecnologias de levantamento avançado da realidade (laser-scan, câmera 360 e drone) é um processo ainda pouco difundido no mercado da construção civil brasileira.