Criatividade e inovação: peças-chave para o desenvolvimento sustentável do país

Insights19/04/2024 - Atualizado em 22/04/2024
Em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação, conheça a NexoMobi, startup especialista em inovação em energia
Imagem sobre Criatividade e inovação: peças-chave para o desenvolvimento sustentável do país

A criatividade e inovação são imprescindíveis para impulsionar o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentável. E é por isso que, em 2017, as Nações Unidas instituiu o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação.

 A data foi criada com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o seu papel em todos os aspectos do desenvolvimento humano. Afinal, a criatividade possibilita a geração de ideias frescas e disruptivas, enquanto a inovação é a aplicação prática dessas ideias que podem agregar valor, trazer mudanças positivas e transformar possibilidades em algo tangível.

 E é pensando nisso que hoje trouxemos a história da NexoMobi, startup especialista em inovação em energia, que enxergou neste setor uma oportunidade para a criação de soluções energéticas

De acordo com Janio Gabriel, professor, engenheiro eletricista e sócio da empresa, em 2014, quando surgiu a ideia de produzir soluções, o objetivo inicial era desenvolver soluções apenas para a geração de energia solar fotovoltaica.

 

Identificando o problema 

 No entanto, em 2016, a empresa teve a oportunidade de fornecer para um edifício de alto padrão de Curitiba, um dos primeiros carregadores para veículos elétricos, que olhava em especial para a eficiência energética e para o fornecimento de recarga para veículos elétricos.

 Já em 2019, como a empresa já estava habituada a desenvolvimento em eletrônica, a equipe percebeu que era possível desenvolver um carregador veicular, pois a sua eletrônica não era tão distinta e nem tão complexa. E foi assim que surgiu a ideia de juntar dois grupos de estudantes de engenharia elétrica para desenvolver um carregador de veículos elétricos como trabalho de conclusão de curso, totalmente financiado pela EGNEX, empresa-mãe dos sócios da NexoMobi. Só que dessa vez, o objetivo era criar um carregador nacional, que pudesse atender aos diferentes níveis de tensão disponíveis no sistema elétrico nacional de forma automática. 

 “Nós temos aqui no Paraná, por exemplo, distribuição de energia em 127 V / 220 V, enquanto em Santa de Catarina é 220 V / 380 V. Então, nossa ideia foi fazer um produto para o nosso mercado e esse produto foi o primeiro que desenvolvemos na área de mobilidade elétrica. Nós tivemos sucesso nas vendas, agora estamos na terceira versão e continuamos vendendo”, afirma Janio Gabriel. 

 

Entregando a solução

 

Janio conta que após o desenvolvimento do carregador os profissionais notaram uma limitação na infraestrutura elétrica dos condomínios para fornecer a energia para os carregadores de maneira escalável. “Para resolver esse problema, nosso time elaborou uma solução técnica para ajudar os condomínios e os moradores a conseguirem recarregar seus veículos elétricos e ajudar na transição energética, evitando a compra de veículos a combustão”.

Segundo o profissional, o sistema de gestão de recarga desenvolvido pela NexoMobi possui um quadro de energia com disjuntor e um medidor de energia para cada apartamento. Além disso, o sistema tem um medidor que monitora a potência de energia disponível em tempo real. “O sistema gerencia quantos carregadores podem operar simultaneamente respeitando o limite de potência disponível no prédio. E esse monitoramento ocorre de maneira contínua”.

 

 Expandir o negócio e criar outros produtos

Instalada dentro da Aceleradora Habitat Senai, espaço que disponibiliza todo os recursos possíveis para ajudar as startups, a NexoMobi pretende continuar expandindo o negócio e desenvolvendo outras soluções.

“A aceleradora é um espaço especial porque fica dentro do Campus da Indústria, onde ocorrem muitos eventos. Muitas pessoas que passam pelo local podem olhar para as ideias das startups e terem o interesse de fechar uma parceria. Então, o networking e todo o suporte que recebemos do Habitat Senai com relação aos editais tem sido fundamental para que a gente possa melhorar o nosso faturamento e a nossa visibilidade”.

 

 Criatividade para inovar

 Quando questionado sobre a importância da criatividade, o engenheiro eletricista é categórico. “A criatividade é essencial para que seja possível inovar. A criatividade também está junto com outras coisas, que seria a capacidade de observar, de ter um pensamento crítico, e de ter sensibilidade de estudar um certo problema e estar aberto a possibilidades de resolvê-lo com soluções não convencionais. Ou seja, de pensar diferente para poder resolver aquela mesma situação. E com isso a gente consegue inovar na indústria, melhorando processos, trazendo mais eficiência às atividades tradicionais e gerando novas tecnologias que podem proporcionar economia energética, redução de custos de maneira geral e até mesmo para ajudar as empresas a alcançarem os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o ESG, que está muito em pauta nas indústrias e que tem como um dos objetivos, a redução de emissões de carbono”, finaliza.